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AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE PELAS EMPRESAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Valdivina alves,
AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE PELAS EMPRESAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Eduarda Moraes Silva
Suzana Angelo Tizzo
Valdivina Alves Ferreira


RESUMO

Inseridas em um mercado competitivo as empresas estão buscando diferenciais para conseguirem se manter neste mercado. O que resulta na adoção de ferramentas como a Gestão da qualidade, que visa atingir os objetivos de qualidade das empresas, devido a grande exigência dos clientes. Este artigo tem como objetivo esclarecer no que consiste a qualidade e mostrar as principais vantagens que a empresa obtém com a utilização da ferramenta Gestão da qualidade como diferencial competitivo. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, em livros e correios eletrônicos, através desta foi possível identificar as principais vantagens da utilização da Gestão da qualidade, como a melhoria continua, onde a empresa está em constante melhoria em seus processos para que consiga, não só satisfazer as necessidades dos clientes, mas também atender suas expectativas, aumentando assim a satisfação e confiabilidade do cliente, trazendo benefícios também para os clientes internos (funcionários). Foi possível constatar um decréscimo no desperdício de recursos, pois visa um acompanhamento desde o inicio até o término do processo, objetivando um serviço lucrativo e organizado onde as necessidades não são apenas serviços oferecidos, mas o principal diferencial na qualidade em gestão de serviços, alcançando assim o que o cliente espera e deseja.

Palavras-chave: Qualidade, Gestão da qualidade, satisfação do cliente e mercado competitivo.

1 INTRODUÇÃO

As organizações estão adotando ferramentas para se manterem no mercado competitivo que estão inseridas, e uma das principais é a Gestão da Qualidade. Este artigo tem como finalidade esclarecer no que consistem uma das principais ferramentas que as empresas estão utilizando como diferencial competitivo, e apresentar suas principais vantagens.
Esta ferramenta é principalmente analisada por Coltro, no artigo, A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial e Silva em Administração e Gestão pela Qualidade também ressalta a importância deste tipo de Gestão.
Com o aumento da concorrência as empresas estão cada vez mais em uma constante busca da melhoria da qualidade, que em grande parte é obtida pela adoção da ferramenta de Gestão da qualidade. Devido a grande relevância do tema, optamos por aprofundar nossos conhecimentos no assunto através do desenvolvimento deste artigo.
O objeto de pesquisa deste trabalho é identificação das principais vantagens da utilização da ferramenta Gestão da qualidade como diferencial competitivo das empresas brasileiras.
Este artigo tem como objetivo mostrar as vantagens proporcionadas pela Gestão da qualidade às empresas, no mercado competitivo que estão inseridas.
Neste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, em materiais como livros e bases de dados eletrônicos. Optamos por esse método devido o pouco tempo destinado à elaboração do mesmo.
A adoção de uma Gestão da qualidade traz inúmeras vantagens para as empresas, mas as principais são o aumento da confiabilidade e satisfação dos clientes, uma continua melhoria no produto ou serviço, um decréscimo nos recursos desperdiçados, além de vantagens para os funcionários.

2 QUALIDADE

Atualmente as empresas estão inseridas em um mercado totalmente competitivo e, para sobreviver elas estão buscando diferenciais, um dos principais é a qualidade, que segundo HARGEAVES, et al (2001, p.12) “a qualidade de um produto ou de um serviço é medida pelo conjunto de características capazes de atender as necessidades implícitas e explícitas do cliente”.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, o que os leva a procurar empresas que atendam suas necessidades não somente referente ao produto ou serviço (necessidade explícitas), mas também a forma de atendimento e atendendo as expectativas do cliente (necessidades implícitas), ou seja, eles estão buscando qualidade.
A qualidade exerce forte influência sobre o bom desempenho da produção e aumento dos lucros.
2.1 Gestão da qualidade

Neste panorama globalizado e competitivo, os gestores de diversas empresas estão vendo a necessidade de se diversificarem para se destacarem ou até mesmo se manterem no mercado. Diante desta necessidade eles adotam ferramenta que as auxiliam, uma das principais é a Gestão da Qualidade.
Segundo VALERIANO (1998, p.334):

As normas da família ISSO 9000 conceituam gestão da qualidade como comportando “todas as atividades da função gerencial que determinam a política da qualidade, os objetivos e as responsabilidades, e os implementam por meios como planejamento da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema de qualidade”.

A gestão da qualidade é uma forma de administrar, visando atingir os objetivos de qualidade da empresa, utilizando meios como a preparação para encontrar as metas de qualidade, ou seja, o planejamento da qualidade; o controle da qualidade que é o encontro das metas da qualidade durante as operações; garantia da qualidade, que consiste na sistematização de atividades que garantam que a empresa irá cumprir os requisitos de qualidade; a melhoria da qualidade, através do rompimento da situação atual.
A gestão da qualidade constitui um fator fundamental para o alcance das metas estratégicas de mercado que estabelecem o planejamento, considerando a estrutura organizacional da qualidade como o alicerce do sistema gerencial da empresa direcionado para o ambiente interno e externo (SILVA, 2002).
As principais funções administrativas de uma organização, planejamento, controle, análise, são aprimoradas pelo processo de gestão da qualidade, através de um modelo que integra todas as áreas da empresa na direção dos objetivos estratégicos definidos pelas necessidades de mercado.

2.2 Vantagens da gestão da qualidade

HARGEAVES et al (2001), argumenta que a adoção do sistema de gestão da qualidade gera confiança na capacidade de seus processos e cria uma base para a Melhoria Continua.
A empresa que opta pela gestão da qualidade estará em melhoria constante, o que aumenta a satisfação e confiabilidade dos clientes (internos e externos), conseqüentemente fortalece a imagem da empresa, pois você terá um produto ou serviço profundamente melhorado. Este é um dos faotres que garante que seus produtos ou serviços são seguros em termos de saúde do consumidor. E segundo HARGEAVES, et al (2001):

O melhor reconhecimento que uma empresa pode ter é, sem dúvida, aquele que parte do cliente, especialmente quando ele volta satisfeito para consumir novamente seus produtos ou serviços. [...], é o cliente quem ajuda o prestador de serviços a aprimorar-se toda vez que o elogia sugere ou critica o serviço que experimenta.


Com a utilização dessa ferramenta ocorre um acentuado decréscimo de recursos desperdiçados, pois quanto mais cedo encontrar um defeito, menor será o custo da produção, a prevenção é mais barata que a detecção. Com isso há uma oportunidade de aumentar o lucro da empresa.
A gestão da qualidade também traz benefícios para os clientes internos (funcionários), pois com sua implantação há um aumento da capacidade de comunicação, melhor trabalho em equipe, proporciona melhoria no conforto e bem estar dos trabalhadores, menor risco de acidentes de trabalho, consequentemente os funcionários irão trabalhar mais motivados.
No competitivo mercado que as empresas estão inseridas a utilização da gestão da qualidade é uma grande vantagem concorrencial, pois segundo COLTRO (1996) “Uma empresa diferencia-se de seus competidores quando prova algo único que é valorizado pelo cliente, além de oferecer este algo a um preço aceitável”.
A empresa que utiliza a ferramenta Gestão da Qualidade se destaca das demais no mercado, além de ter uma oportunidade de expansão dentro do contexto onde está inserida.

3 METODOLOGIA

Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizada a pesquisa científica, quanto a sua natureza utilizou-se a Pesquisa Básica onde predomina a fundamentação teórica. Quanto aos objetivos prevaleceu à modalidade de Pesquisa Exploratória para proporcionar maior familiaridade com o problema, e fazer um estudo mais detalhado do tema. Foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica, quanto aos procedimentos.
Segundo Ruiz (2002, p. 57)

Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia, quer a maneira de atividade exploratória, quer para o estabelecimento de status questiones, quer para justificar aos objetivos e contribuições da própria pesquisa.

A pesquisa bibliográfica é de grande relevância para o desenvolvimento de determinadas investigações cientificas, pois após a escolha do tema é necessário fazer uma revisão de bibliográfica do assunto, utilizando livros, periódicos, correio eletrônico, ou seja, material já publicado por pesquisadores que se debruçaram sobre o estudo do tema em questão.

4 CONCLUSÕES

Qualidade pode ser vista como o grau que um produto ou serviço satisfaz as necessidades, desejos e expectativas dos clientes. Cada vez mais os clientes aumentam as exigências no quesito qualidade, levando as empresas a dependerem dela para sobreviverem. Com isso começa uma busca das empresas para aprimorarem seus métodos, e uma das soluções encontradas são as ferramentas que auxiliam na administração. Entre estas ferramentas podemos destacar a Gestão da qualidade, que é de grande relevância para as empresas que buscam ferramentas para se manterem no competitivo mercado em que estão inseridas.
As empresas que optam por esta ferramenta têm inúmeras vantagens, onde as principais que podemos destacar são a melhoria contínua, a empresa está em constante avanço dos seus processos para que consiga não só satisfazer as necessidades dos clientes, mais também atender as suas expectativas, uma redução no desperdício dos recursos devido a um acompanhamento deste o início até o término do processo. Outras vantagens proporcionadas é a melhoria na comunicação, melhoria no trabalho em equipe, menos riscos de acidentes, entres outras, que beneficiaram também os clientes internos das empresas (funcionários).
Com a adoção desta ferramenta a empresa conseguirá sobreviver a competitividade do mercado, satisfazendo as necessidades dos seus clientes (internos e externos).
THE MAIN ADVANTAGES OF THE USE OF THE ADMINISTRATION OF THE QUALITY FOR THE COMPANIES AS COMPETITIVE DIFERENCIAL

ABSTRACT

Inserted in a competitive market the companies are searching distinguishing to obtain to remain themselves in this market. What it results in the adoption of tools as the Management of the quality, that it aims at to reach the objectives of quality of the companies, had the great requirement of the customers. This article has as objective to clarify of what it consists the quality and to show the main advantages that the company gets with the use of the tool Management of the competitive quality as distinguishing. The methodology used for the elaboration of this work was to the bibliographical research, in books and e-mails, through this was possible to identify the main advantages of the use of the Management of the quality, as the improvement continues, where the company is in constant improvement in its processes so that it obtains, to not only satisfy the necessities of the customers, but also to be beyond its expectations, thus increasing the satisfaction and trustworthiness of the customer, bringing benefits also for the internal customers (employee), a decrease in the wastefulness of resources, therefore it will have a accompaniment since the beginning ties the ending of the process, aiming at a lucrative service organized e where the necessities are not only offered services, but the main differential in the quality in management of services, thus reaching what the customer waits and desires.

Word-key: Quality, Management of the quality, satisfaction of the customer and competitive market.

5 REFERÊNCIAS
COLTRO, Alex. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Disponível em < http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C02-art04.pdf> . Acesso em: 16 de setembro de 2007.
HARGREAVES, Lourdes; ZUANETTI, Rose; LEE, Renato et al. Qualidade em prestação de serviços. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2001.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Cientifica: guia para eficiência nos estudos. 5.ed. são Paulo: Atlas, 2002.
SILVA, Rogério Nunes da. Administração e gestão pela qualidade. Disponível em <http:/www.esnips.com/doc/gestãodaqualidade>. Acesso em: 20 de setembro de 2007.
VALERIANO, Dalton L. Gerência em projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia. São Paulo: Makron Books, 1998.

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