Carta Verde deve ser adquirida por aqueles que querem viajar de carro pelos países do Mercosul

Aqueles que pretendem viajar de carro pelos países que integram o Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), precisarão contar com um seguro veicular diferenciado. Os turistas deverão ter um produto que cubra colisões e danos.

Aqueles que pretendem viajar de carro pelos países que integram o Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), precisarão contar com um seguro veicular diferenciado. Os turistas deverão ter um produto que cubra colisões e danos.

A Carta Verde consiste em um certificado obrigatório que deverá ser apresentado antes mesmo da fronteira ser cruzada. Desde 1994 essa modalidade de seguro já é exigida, pois por meio dela, todos os gastos com acidentes fora do território nacional estarão cobertos.

No entanto, o motorista deve saber que a Carta Verde é um seguro à parte e não compõe aquele que os motoristas já pagam para os seus veículos.

A Carta Verde tem a função de cobrir danos materiais e corporais a terceiros que se envolverem no acidente de carro, mas ela não pode ser usada como seguro viagem ou no lugar do seguro do carro.

Todos os carros estrangeiros que circularem no Mercosul precisam ter tal documento incluindo ônibus de transporte escolar, pick-up leves e pesadas, carros adaptados para portadores de necessidades especiais e outros.

A autorização dura de 15 dias a um ano com um custo inicial de R$125, mas com cobertura de 40 mil dólares (168 mil reais), por pessoa em caso de danos corporais, despesas hospitalares, morte ou invalidez permanente e 20 mil dólares (R$84 mil) por terceiros que se envolverem no acidente.

O motorista que não tiver tal documento, não conseguirá cruzar a fronteira, porém a Carta Verde pode ser adquirida em agências credenciadas que estão próximas à aduana, em uma cidade fronteiriça ou mesmo antes de pegar a estrada.

Vale lembrar que a Carta Verde não cobre danos causados por motoristas que não estão habilitados ou com o documento válido conforme a categoria do veículo, se estiverem embriagados ou sob efeitos de drogas e medicamentos que prejudiquem a condução, assim como se estiverem envolvidos em roubos e/ou furtos.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: carta verde corretora em sp dez corretora dez corretora de seguros seguradora em sp seguro auto viagem pelo mercosul