Mais comentada

CIF ou FOB?

Tiago Ferreira,

Independente de ser fornecedor ou cliente, por vezes gera a dúvida sobre o tipo de frete, a ser utilizado. A grande dúvida fica, em saber quem paga o frete quando se utilizam as expressões CIF ou FOB é o fornecedor ou cliente?

 

Acredito que está dúvida ocorra porque na maioria dos casos se é fornecedor e cliente ao mesmo tempo.

 

Os conceitos tanto do CIF como do FOB são bem simples, de uma forma simplificada pode-se dizer que:

 

· CIF é a abreviatura da expressão em inglês Cost Insurance Freight, que em português significa Custo,Seguro e Frete. Neste caso o fornecedor se responsabiliza pelo seguro e pelo frete até ao local de destino, indicado pelo comprador.

 

· FOB por sua vez, é a abreviatura de Free on Boad, que em português pode ser traduzida como Posto a Bordo, diferentemente do CIF o responsável por pagar todos os custos referentes ao frete e seguro é do comprador.

As siglas CIF e FOB são cláusulas de operações mercantis que fazem parte dos termos internacionais de comércio - INCOTERMS. Os INCOTREMS foram criados pela Câmara de Comércio Internacional em 1936, atualmente existem 13 INCOTERMS.

 

De certa forma os INCOTERMS tem como objetivo mostrar quando termina a responsabilidade de uma das partes e quando começa a de outra parte.

A utilização dos INCOTERMS, não é obrigatória, mas quando utilizadas num contrato as mesmas assumem valor jurídico.

 

Fonte

Banco Brasil

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: CIF FOB Frete INCOTERMS