COMO AVALIAR SUA ROTINA DE TRABALHO

Quando falamos em Rotina temos nitidamente a noção de algo monótono, sem sal e cansativo, contudo este um termo real que faz parte de nossa vida sem exceções, pois afinal realizamos atividades rotineiras voltadas ao trabalho, escola, igreja e na família.

Denival Bitencourt,
COMO AVALIAR SUA ROTINA DE TRABALHO

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Quando falamos em Rotina temos nitidamente a noção de algo monótono, sem sal e cansativo, contudo este um termo real que faz parte de nossa vida sem exceções, pois afinal realizamos atividades rotineiras voltadas ao trabalho, escola, igreja e na família.

 

Erramos ao desconsiderar estes momentos, fazemos deles um tormento e levamos a vida de forma negativa, sempre reclamando de nossa rotina.

Este é um desafio principalmente dos profissionais que atuam em empresas diariamente e rotineiramente, e fazer destes momentos interessantes, fascinantes, enriquecedor e necessários ao crescimento profissional.

 

Aqui estão algumas dicas importantes para você profissional fazer sua auto-avaliação do seu dia-a-dia e ver sua rotina como situações positivas tirando dela melhor aproveitamento.

 

Boa leitura.               Denival Bitencourt Reinaldo.

 

Racionalize seu tempo:

Administrar o tempo é a melhor saída. Em primeiro lugar você precisa saber em que momento suas preciosas horas estão sendo desperdiçadas. Para a consultora Branca Maria Sampaio, que realiza palestras e treinamentos em empresas sobre controle do stress e administração do tempo, as causas podem ser muitas: perfeccionismo, dificuldade de dizer não, falta de planejamento e objetivo, dificuldade de delegar e administração por crise, quando só se consegue apagar incêndios. Calma! É perfeitamente natural que você se encaixe em alguma delas. Nosso objetivo é exatamente tentar lhe mostrar soluções. Branca explica que as pessoas concebem o tempo de diversas formas: como amo e senhor, na qual ele dita as regras; como mistério, atuando como um desconhecido difícil de lidar; como inimigo, precisando ser derrotado, e como escravo. Nesse último caso, você é um candidato em potencial ao stress, pois se preocupa em controlar o tempo em detrimento da criatividade, canalizando as energias para o depois. Qual o resultado? Tem constantemente a impressão de que não cumpriu seu dever.

 

Seja mais otimista! Isso ajuda, e muito!:

O desafio que você, eu e todos nós temos que enfrentar é aprender a conviver com uma série de dificuldades de maneira pró-ativa. Acredite, segundo especialistas no assunto, é possível reduzir o nível de desconforto causado pela correria diária se você tem uma atitude positiva, usando sua criatividade em prol de uma melhoria da qualidade de vida. Quer um exemplo? Seu colega de trabalho interrompe seu descanso para lhe apresentar esta leitura. Ao invés de você reclamar e dirigir a ele todos os impropérios que lhe vêm à cabeça, pense no lado positivo da sua leitura, digamos, forçada: você vai descobrir que muitas pessoas sofrem do mesmo problema que você - a falta de tempo, e que existem maneiras de controlar isso. Quer outra dica? Não fique perdendo tempo lastimando os acontecimentos e seu dia pesado. Pense em como encontrar soluções para os problemas que você mesmo acaba criando. Isso mesmo! Muitos deles são criados por nós mesmos, que temos total controle sobre nossas vidas.


Estabeleça prioridades e metas:

Administrar o tempo é obedecer prioridades, estabelecer o que é mais importante e mais urgente para a empresa e para a vida pessoal. E não esquecer de contar também com os imprevistos, o lazer e a boa alimentação. Mas, cuidado! A mudança de hábito deve ocorrer gradativamente, evitando decepções, pois na ânsia de obter resultados positivos, você pode não conseguir planejar e desenvolver suas atividades de forma correta. Por exemplo, não se preparando para os imprevistos que certamente ocorrerão. Calmaria total não existe. Mas você pode ter um ambiente de trabalho com pessoas calmas e com energia para resolver problemas.

 

Cuidar da sua saúde ainda é o melhor negócio:

Outra sugestão para tornar seu dia menos cansativo é da consultora, Sandra Motta Liger: Evite trabalhar à noite, pois é nas primeiras horas do dia, depois de uma noite de sono tranqüila, que você produz melhor. Existem pessoas que dizem render mais nesse período, não entendendo que ela própria se condicionou pra isso, não sendo necessariamente o melhor. Mesmo sendo inevitável um dia sobrecarregado, as pessoas precisam colocar alguns limites, pois senão entram na paranóia de trabalhar sem parar, e o pior, acreditando que estão produzindo. Não se esqueça de que o dia-a-dia de todos nós deve ser composto de horário de trabalho, de sono e de lazer!!! Assustou? Faz tempo que não ouve essa palavrinha mágica? Mas é isso mesmo. Como diz o mestre Domenico de Masi, sociólogo italiano que prega a teoria do ócio, o descanso faz com que nosso cérebro funcione melhor, produzindo idéias brilhantes.

 

Curta mais sua vida pessoal:

Dê uma olhada nessas outras dicas do escritor e consultor organizacional Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, da RM International Consulting and Training, para aliviar as tensões causadas por um dia atribulado: programe aquela viagem com a família; tire um fim-de-semana só para o casal; visite amigos; saia à noite para um passeio; inclua cinema e teatro na sua rotina. Guarde uma coisa, caro leitor. A palavra-chave do sucesso, é a disposição. Associando-se disciplina e organização. Sua rotina é pesada, mas não precisa ser estressante. Se você se organiza, consegue tirar de letra as várias atividades que precisa exercer durante o dia. Quantas vezes você já não invejou aquele seu colega que acorda as 6 da manhã, vai dormir depois da meia-noite e no maior pique? Simplesmente porque ele consegue por ordem no dia dele. Acredite: o importante na vida, não é apenas o ponto aonde chegamos, mas principalmente a direção para a qual estamos nos movendo.

Questione seus projetos:

Tente rever suas atitudes. Escreva suas metas; defina os objetivos que você imagina os mais difíceis, mas que podem ser alcançados; fixe alvos de curto prazo; crie metas para todos os aspectos de sua vida, não esquecendo de acrescentar seus sonhos à lista; siga os passos ( que você mesmo definiu para seguir suas metas); assuma compromissos com você. Parece complicado, mas se você conseguir colocar em prática verá que é totalmente possível ter uma vida mais tranqüila.

 

Faça seu tempo render mais e melhor

  • Tenha sempre projetos e questione o que está ganhando ou perdendo por causa deles;
  • Desenvolva uma visão mais otimista e positiva dos fatos;
  • Aprenda a ter mais calma e ponderação para enfrentar os problemas * Seja mais tolerante e paciente;
  • Aprenda a ouvir;
  • Não exagere nas expectativas em relação a si mesmo e aos outros;
  • Reconheça seus limites e não exceda demais sua carga horária de trabalho. Aprenda a dizer não!;
  • Estabeleça prioridades, aprenda a delegar trabalho e administre melhor seu tempo;
  • Não seja perfeccionista. O perfeccionismo é uma forma de auto-opressão que nos impede de sermos flexíveis e criativos;
  • Procure desviar o pensamento para coisas agradáveis se estiver enfrentando um problema com o chefe ou colegas;
  • Não leve trabalho para casa;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pratique atividades físicas.


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