Como Calcular o Preço de Venda dos Produtos

Sidnei da Boit,

Gostaria de relatar nesta coluna um assunto de interesse geral, que abrange desde a micro empresa até as grandes organizações e envolve todos os setores, seja: indústria, comércio e prestação de serviço. Será apresentado como calcular corretamente o preço de venda do(s) produto(s) ligado a sua empresa. 

Muitas vezes você tem se perguntado, será que este produto esta dando lucro para minha empresa? Pois bem, temos aqui uma forma de responder a sua pergunta a partir de uma pequena análise. Com base no cálculo do preço de venda torna-se possível a verificação da margem justa na venda do(s) produto(s). 

O cálculo tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa, é como dizer que a partir da venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à empresa, seja ele: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional. Tenho relatado em outras matérias o significado de cada centro de despesa, mais para relembrar podemos citar novamente. 

Os Custos Fixos como o próprio nome já diz abrange aquelas despesas de funcionamento da empresa (telefone, funcionários, aluguel, entre outros). Os Custos Variáveis estão condicionados com a venda das mercadorias, como, (embalagens, impostos, comissões, entre outros). Os Custos não Operacionais estão ligados às despesas e/ou investimentos de ordem comercial, como (publicidade e propaganda, entre outros). 

Após o levantamento de todos os custos, independente do seu aspecto de ligação, é salutar a importância da elaboração do demonstrativo de resultado, feito, através de uma planilha gerencial. Com ele, poderá ser observado o percentual de cada grupo de Custo em relação ao Faturamento da empresa. Feito isso, torna-se possível saber por quanto vender um determinado produto ou serviço, através da seguinte formula: 

CDV (R$) / (100% - CV% - CF% - CNO% - Margem%) / 100.

CDV R$ = Custo Direto Variável, ou Custo de Compra;
CV% = Custo Variável em percentual;
CF% = Custo Fixo em percentual
CNO% = Custo Não Operacional em percentual;
Margem% = Margem de Lucro Líquido, sem mais despesas. 

Com esta fórmula, fica possível saber, quanto você ganha em cada produto ou serviço comercializado ou prestado. Com base nesta ferramenta de gestão pode-se avaliar se o negócio esta tendo receitas liquida ou prejuízos. 

Torna-se importante ressalvar, que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente na observação do preço atual, ele quem determinará se realmente o preço é justo, por isso, além de calcular o preço de forma a gerar lucros para empresa, faz-se indispensável à verificação do preço praticado pelos concorrentes.

 

Para maiores informações:
sidnei@taufembachcenter.com.br

 


Principais Cliente de Adm. Sidnei:

TaufembachCenter Ltda

JD Alimenticios Ltda




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Tags: custos de gestao preco venda