Mais comentada

Como compensar a falta de experiência profissional

Marcus Vinicius,
Fonte: MetaExecutiva.com

Falta de experiência profissional é uma das maiores barreiras de entrada no mercado de trabalho, especialmente para jovens que estão em busca do primeiro emprego ou construindo um novo empreendimento.



Embora não seja garantia de sucesso, a experiência profissional indica que o candidato tem conhecimento prático da profissão, o que valoriza suas outras habilidades e talentos.



Como experiência é algo que se adquire depois que se começa a trabalhar, há alguns procedimentos que se pode tomar para compensar essa falta, e ganhar um voto de confiança para entrar no mercado.



Faça seu trabalho de casa




Antes de entrar em contato com recrutadores do segmento em que está interessado, faça uma busca na internet para conhecer melhor a realidade do mercado, as variáveis econômicas, quem são os principais players, os principais fatores de sucesso ou fracassso e as notícias relevantes mais recentes.



Em resumo: conheça a indústria, conheça os problemas da indústria e, principalmente, quais as soluções que estão em discussão.



Tenha conselheiros




Você não vai encontrar todas as perguntas e respostas no Google: entre em contato com pessoas do segmento. profissionais que estão em contato diário com a indústria trazem milhares de informações restritas e valiosas, basta que você faça as perguntas certas e comporte-se como um bom ouvinte



Peça Feedbacks



Use as conversas e entrevistas de emprego como degraus para o seu primeiro emprego. Ao fim da entrevista (especialmente se houver resposta imediata), solicite 2 minutos de feedback para uma avaliação da sua postura e do seu currículo. Se der a sorte de se deparar com um entrevistador solícito, sairá da sala com novas e importantes informações para uma nova tentativa.



Aproveite a flexibilidade



Um dos paradoxos da experiência é que ela aprofunda nosso ângulo de visão sobre um segmento, mas acaba restringindo nosso foco. Aproveite que ainda não está comprometido com uma realidade profissional, e explore as possibilidades.



Ao admitir sua falta de experiência e estudar o mercado como um todo, sem comprometimento com nenhum ponto anterior, pode detectar oportunidades que passam despercebidas aos olhos dos mais experientes, que já trabalham em uma esfera mais definida.



Mantenha-se fiel aos seus valores




Toda indústria exige adaptações, mas nenhum recrutador ou cliente deseja que você se torne outra para assumir uma responsabilidade. Após pesquisar e informar-se sobre o seu segmento na internet, conversar com veteranos do ramo e avaliar os feedbacks recebidos, dedique tempo a pensar e formular suas próprias opiniões a respeito.



A pessoa do outro lado da mesa pode até se sentir satisfeita ao ouvir o que espera, mas ficará positivamente surpresa ao se deparar uma opinião própria bem fundamentada, uma informação nova, um indício de que atrás desta voz jovem, há o gérmen de um profissional independente e inovador.


Gostou? leia também: Aprenda a construir sua marca pessoal
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira empreendedorismo emprego experiencia primeiro