Mais comentada

Como escolher o tema de um TCC?

Ariovaldo Lopes,
Veja também essa postagem diretamente no Blog http://blogdoprofessorari.blogspot.com/2008/11/como-escolher-o-tema-de-um-tcc.html

Com freqüência me pedem sugestão sobre temas de TCC.

Os trabalhos de conclusão de curso são os fantasmas dos universitários em fase de termino de curso.

Em primeiro lugar gostaria de comentar como o estudante não deveria proceder. Os temas dos TCC´s não deveriam ficar para serem escolhidos no último momento. A partir do primeiro ano de faculdade, os universitários já deveriam começar a pensar no tema de seus TCC´s. Chegar no prazo limite para apresentar o tema de seu TCC e ainda estar em dúvida é algo pouco adequado. Mas se esse é o seu caso, não se preocupe, porque embora essa não seja a situação ideal, assim ocorre com grande parte dos universitários.

Porque a situação acima ocorre com freqüência?

Em primeiro lugar por debilidade das universidades que deveriam preparar o aluno para terem o tema de seus TCC´s definidos até no máximo no início do penúltimo ano que precede a formatura.

Em segundo lugar por falta de preparo ou atenção devida por parte dos professores.

E por fim, porque temos o costume de deixar as coisas importantes para a última hora.

Mas se você precisa definir um tema de TCC, o que fazer? Cheguei a ver alguns comentários no Orkut e até participei de alguns fóruns, acredito que tal nível de debate não contribui muito. Abaixo destaco algumas recomendações com relação a escolha de TCC´s:

Procure um tema em área com a qual você se identifique. A área tributária para alguns pode parecer horrível, mas para outros pode ser algo a área ideal. Não existe tema ruim, mas sim tema mal desenvolvido.


Cuidado com temas acadêmicos mas de pouca utilização prática. Existem algumas abordagens por aí, cujos mentores insistem em defender, todavia possuem pouca utilização prática.


Após definir o tema, procure saber o que é “ best in class “, com relação ao tema. Isso requer que você procure saber o que existe de mais avançado com relação ao tema.


Não copie trabalhos prontos. Os trabalhos prontos devem ser usados sempre que tiverem qualidade e no caso, quando houver afinidade com o TCC, deve ser mencionado e incluído na referência bibliográfica.


Siga as normas de formatação e apresentação.


Procure incluir alguma pesquisa. Isso enriquece tremendamente os TCC´s.


Faça uma revisão ortográfica muito bem feita, se possível contrate um revisor ou procure auxílio de alguma pessoa experiente.


Não deixe as coisas para última hora.


Prepare o seu TCC pensando no seu MBA ou Mestrado.


De o melhor de você, prepare o seu TCC como se todo o seu futuro dependesse dele. Capriche.


Não existem temas ruins, mas sim TCC´s ruins.


Explore ao máximo seu orientador do TCC, mas se achar que coordenação é ruim, não faça disso motivo para que TCC seja mal feito.


Procure estudar publicações consagradas a respeito de como preparar um tese, ou dissertação. Isso vai ajudar bastante.


Participe com interesse das aulas de metodologia de trabalhos científicos.


Busque ajuda, troque idéias com profissionais experientes.


O TCC é como um filho, cuide dele com carinho, de a ele amor e atenção e com certeza ele te trará alegrias.


Boa Sorte, bom TCC.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: alunos curso de escolha final graduacao tcc tema