Mais comentada

Como lidar com pessoas?

Edinaldo Afonso,
É comum nós vermos em ambientes de trabalho pessoas estressadas, cansadas, principalmente, quando exercem cargos de direção com responsabilidade de comandar uma equipe. E por que isto acontece?
 
Primeiro, temos que dizer que não é fácil lidar com pessoas. Cada ser humano é único e diferente do outro. O problema é que, infelizmente, as pessoas – tanto os colaboradores como o público externo, vêem os líderes da empresa com poderes para fazer tudo e, assim, esperam que possam resolver todas as questões. Dessa forma, ficam os comandantes administrativos tão ocupados, que não têm tempo para pensar sobre aquilo que é realmente importante e que, portanto, deveriam se envolver mais. Acabam – os titulares dos cargos administrativos tendo que fazer o trabalho de muitos outros.

Se nós órgãos públicos ou na iniciativa privada tivéssemos pessoas realmente preparadas para cumprirem as suas tarefas, pessoas que soubessem planejar, priorizassem a prevenção, cultivassem melhores relacionamentos, delegassem tarefas de menor importância, cuidassem de suas renovações constantes – corpo, mente, coração e espírito, de modo equilibrado, com certeza, os resultados seriam bem diferentes. Haveria muito menos estresse, menos improvisação, o tempo e os recursos seriam suficientes para fazer tudo muito mais rápido. Porém, este é um quadro ainda distante de nossa realidade atual.

No comando de uma empresa para podermos fazer realmente um grande trabalho, temos que contar com uma equipe talentosa, comprometida e em número de pessoas adequado para o volume de atribuições ou metas a serem cumpridas. Precisamos, invariavelmente, aprender a delegar as tarefas consideradas de menor importância. Aí passaríamos a fazer o mais importante – planejamento, inspirar pessoas, definição de estratégias.

EDINALDO MARQUES
Engenheiro Civil, Professor da UFAL, Mestre em Administração de Empresas, Palestrante, Consultor e Membro da Academia Maceioense de Letras

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping