Como se atribui valor a uma marca?

No final do século XIX, as empresas eram avaliadas pelo resultado apresentado em seu balanço patrimonial, com base nos seus ativos tangíveis (físicos) e no patrimônio líquido descrito. No entanto, logo no início do século XX já se pôde perceber que o valor das empresas ia um pouco além de seu patrimônio tangível. Quais são os fatores que influenciam na valoração de uma marca?

No final do século XIX, as empresas eram avaliadas pelo resultado apresentado em seu balanço patrimonial, com base nos seus ativos tangíveis (físicos) e no patrimônio líquido apurado. No entanto, logo no início do século XX, já se pôde perceber que o valor das empresas ia um pouco além de seu patrimônio tangível. A lembrança de seu nome por parte do cliente, sua relação com ações voltadas para sua comunidade e seu público alvo e, principalmente, seu posicionamento de mercado, marketing share e perspectiva de cresciemtno tornaram os ativos intangíveis deveras importantes.

Como podemos atribuir um valor para algo que não se pode medir, pesar, tocar? De que forma uma empresa como o Google, que hoje é uma das marcas mais valiosas do mundo e cujo produto principal é uma página em branco na internet, pode ser tão valiosa?


Então vamos lá! O obejtivo aqui não é apresentar critérios técnicos, mas apenas fazer um resumo de fatores considerados cruciais para valoração de marca.

Diante de tal breve reflexão, citarei apenas dez dos fatores importantes para a análise e atribuição de valor à marca:

1- Reputação da marca;
2- Área de atuação;
3- Marketing share;
4- Associação da marca com o produto (ex: Bom Bril, Cotonetes, Band Aid...);
5- Envolvimento e relevãncia social;
6- Demanda pelas ações em bolsas de valores;
7- Perspectivas do setor;
8- Estilo de Gestão;
9- Posicionamento de marketing;
10- CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente

Por enquanto é só! Em outro momento publicarei um outro artigo com mais detalhes de cada um dos pontos importantes para fortalecer sua marca.

 

Fábio Anjos, Administrador de Empresas, Palestrante, Professor Universitário e Empresário. 

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