Mais comentada

Como se automotivar e motivar sua equipe? Confira ainda 15 super dicas para criar um ambiente de trabalho motivador!

Descubra como se automotivar e como motivar sua equipe, além de ganhar 15 super dicas para criar um ambiente de trabalho motivador e alavanque os resultados do seu negócio!

Antes de responder esta pergunta é importante eu lhe contar algo que pode te surpreender: é impossível motivar alguém, visto que a motivação é algo intrínseca em cada pessoa, ou seja, é algo muito particular de cada um. Porém, não desanime com esta revelação, pois você como líder pode disponibilizar recursos e propiciar condições para criar um ambiente que permita cada colaborador da equipe se automotivar.

 Agora que você já sabe que pode influenciar na motivação da sua equipe, é importante destacar que para você ter sucesso como líder na empreitada de criar um ambiente de trabalho motivador, antes de qualquer coisa, é necessário que você esteja motivado, mas, afinal, o que é motivação? A motivação é o combustível necessário para que uma pessoa se coloque em ação para alcançar um objetivo ou meta, podendo ser algo emocional, social, econômico, fisiológico, dentre outras causas, sendo que este mesmo combustível deve ser retroalimentado para que a pessoa se mantenha motivada.

 Neste ponto, convido você empreendedor a uma reflexão: por que você iniciou ou mantém seu negócio atual? A resposta desta pergunta é de extrema importância, pois sua empresa não pode ser uma finalidade em sua vida, mas sim o meio necessário para alcançar seus objetivos e metas pessoais no curto, médio e longo prazos, ou seja, se você respondeu que abriu ou mantém o negócio para ganhar dinheiro é porque você não se conhece e por isto não tem claro quais são suas motivações e seu propósito.

 Talvez, agora você esteja se perguntando como me conhecer melhor para ter ciência sobre quais são as minhas motivações e, assim determinar meus objetivos e metas, além de descobrir qual o propósito do meu negócio? Será desta forma também que conseguirei criar um ambiente de trabalho motivador para minha equipe?

 As respostas destas duas perguntas são chave, e aqui mora o segredo da criação e da manutenção de um ambiente de trabalho motivador, pois você deve se conhecer para ter claras suas motivações e seu propósito e, ao mesmo tempo, ser um líder coach para auxiliar seus colaboradores a fazerem o mesmo. Desta forma, com todos tendo autoconhecimento e conhecendo as demais pessoas da equipe, será possível identificar quais as melhores ferramentas e condições necessárias para ter um ambiente motivador para determinada equipe.

 O autoconhecimento vem da visão clara do que te faz feliz, de quais são seus medos, quais são seus pontos fortes e aqueles com oportunidade de desenvolvimento e de como deseja estar daqui 5, 10, 15 e 20 anos. Para lhe auxiliar neste processo faça o seguinte: escolha um lugar bem calmo e silencioso em que você possa fechar os olhos para “assistir um filme da sua própria vida”, depois disso reflita se gostou do que viu e, caso não tenha gostado, saiba que o “controle remoto” está em suas mãos para mudar o seu destino e ter um legado de vida que faça você ter orgulho de si mesmo.

 Caso você tenha decidido que é necessário mudar o rumo da sua vida, um aviso importante é que será necessário sair da sua zona de conforto, enfrentar sua zona do medo, entrar na zona de aprendizagem e lidar com novos desafios e problemas, ser resiliente, além de desenvolver novas habilidades para promover seu autodesenvolvimento e alcançar seus objetivos e metas. Mas, fique tranquilo, assim que estiver nítida a sua motivação tudo isto será superado com sucesso, além disso, procure fazer aquilo que ama e forme uma equipe que também ame o que faz, desta forma os bons resultados serão apenas consequência de um excelente trabalho.

 Em relação a equipe é importante que o empreendedor/líder tenha plena ciência de que lida com seres humanos, cada um com perfil, objetivos, cultura, formação e experiências muito distintas, por isso é preciso conhecer sua equipe de forma mais ampla. Uma das formas possíveis que permite que você conheça melhor cada membro da sua equipe é ir além das tradicionais perguntas de entrevista de seleção, ou seja, conhecer o ser humano e não apenas o profissional, perguntando em uma conversa individual e descontraída seus hobbies, sobre sua família, seus sonhos, o que o faz feliz, seus valores, enfim, conheça cada um de forma completa.

 Agora, talvez você esteja refletindo que para criar um ambiente de trabalho motivador dá trabalho e não tem certeza se tudo isto vale a pena. Sendo assim, aqui vai um dado de extrema relevância: pesquisa da Isma Brasil (2014) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. A insatisfação em 89% dos casos tem a ver com a falta de reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento, ou seja, ganhar mais muitas vezes não é a questão principal.

 Como já é sabido que sozinho vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe, fica a certeza de que o seu negócio só irá prosperar com o apoio da sua equipe, sendo assim, como não ter uma equipe que faça parte dos números da pesquisa apresentada acima?

 Para responder a pergunta acima destacarei quais são os compromissos de um líder sob 3 aspectos (resultados, equipe e empresa) que, caso sejam seguidos, consequentemente propiciarão a criação e manutenção de um ambiente de trabalho motivador. Confira estas 15 super dicas para criar um ambiente de trabalho motivador!

 

Compromissos do Líder com os Resultados

  • Estabelecer objetivo/foco de forma clara: não se deve gerar situações que deixe sua equipe com dúvidas em relação as prioridades, caso contrário você acabará adotando um modelo de gestão “bombeiro”, ou seja, viverá “apagando incêndios” porque nada acontece sem sua presença.
  • Atribuir metas desafiadoras, mas que sejam alcançáveis: o estabelecimento de metas deve considerar o histórico dos resultados, projeção de crescimento da empresa e do mercado, além da empresa oferecer os recursos mínimos necessários para o alcance das metas.
  • Estimular o planejamento: nada melhor do que lembrar que quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve, porém, o destino de chegada pode não lhe agradar, sem contar que o percurso pode ser ainda pior, ou seja, planeje sempre as ações de seu negócio e estimule a equipe a planejar utilizando, por exemplo, a ferramenta 5W2H para esta tarefa.
  • Monitorar, ter indicadores e divulgar os resultados alcançados: não adianta somente planejar, tem que monitorar os resultados e corrigir o planejamento sempre que necessário, sendo que a ferramenta PDCA é uma excelente solução para isto, entretanto, para que haja engajamento da sua equipe neste processo, envolva-a sempre em cada etapa de planejamento, execução e monitoramento.
  • Reconhecer os bons resultados e dividir boas práticas com a equipe: realizar reuniões periódicas com sua equipe é importante para garantir sinergia, além de manter a equipe alinhada sobre tudo o que acontece na empresa, sendo que uma das pautas constante nessas reuniões é reconhecer os bons resultados e propiciar a troca de boas práticas dos membros da equipe.


Compromissos do Líder com a Equipe

  • Inspirar e dar significado ao papel de cada um: todos na empresa são importantes, sem exceção, sendo papel do líder deixar claro a importância de cada colaborador como parte da equipe, ou seja, mostrar que cada um é um elo que mantém a empresa sólida para alcance e manutenção dos resultados. É importante lembrar também a necessidade de ter um organograma para que todos tenham uma visão clara de hierarquia, funções e processos de cada setor da empresa.
  • Liderar pelo exemplo: o líder deve aplicar na prática e servir de exemplo para tudo aquilo que ele prega e exige da sua equipe, além disso, sempre que necessário, deve colocar a mão na massa junto com a sua equipe para auxiliá-la e demonstrar que faz parte do time.
  • Dividir decisões e captar ideias: você como dono da empresa e líder da equipe não precisa fazer e nem deve fazer tudo sozinho, aproveite os talentos complementares de cada membro da sua equipe para gerar maiores e melhores resultados.
  • Ser líder coach e tirar as pessoas da zona de conforto para que se desenvolvam: principalmente para a geração de profissionais da atualidade, que buscam propósito no que fazem, desafios, grandes resultados no curto prazo e querem fazer parte das decisões, é importante que você oriente e desafie-os constantemente para se desenvolverem e, consequentemente, faça sua empresa crescer junto.
  • Fazer uma avaliação de desempenho honesta e construtiva: a avaliação de cada colaborador tem de ser feita com base em indicadores, metas e resultados para ser algo profissional e impessoal, reconhecendo e promovendo-os sempre que possível por meio da estrutura de cargos e salários da sua empresa.
  • Ter sistema de incentivos alinhados com as metas: o sistema de incentivo (prêmios, remuneração variável, bônus, etc) não podem ser atrelados a uma única meta da empresa, mas sim aos objetivos estratégicos da empresa, por exemplo, se a empresa tem como estratégia seu crescimento por meio da carteira de clientes já existentes, além da meta de vendas, é importante também ter meta de qualidade/satisfação dentro do sistema de incentivo para ter como consequência a fidelização de clientes e tornar as vendas mais recorrentes.
  • Valorizar a farta e não a falta: em nosso dia a dia acabamos por dar mais relevância para aquilo que é negativo do que é positivo, sendo que este último não pode ser reconhecido como algo feito somente como mais que obrigação, mas sim algo que deve ser reconhecido de tal forma que a equipe saiba que você acompanha e valoriza os bons resultados.
  • Dar feedback: este tipo de ação deve ser entendido como algo que exige técnica e preparo, não é um simples bate papo, deve-se buscar conhecimento e treinamento para realizá-la, porém, já destaco uma ação simples e essencial; elogie em público e corrija em particular seus colaboradores.


Compromissos do Líder com a Empresa

  • Zelar pelo planejamento estratégico da empresa: para que você consiga alcançar os objetivos e metas é necessário que você tenha claro a visão, missão, valores, negócio e ambiente onde está inserido (análise SWOT), além de dividir estas informações com sua equipe para que todos estejam alinhados sobre o presente e futuro do negócio.
  • Promover visão holística e garantir a sinergia entre as áreas: para que não haja competição, mas cooperação entre as áreas/setores da empresa, é importante que você fomente o trabalho em equipe, por meio de reuniões, treinamentos, dinâmicas de grupo, job rotation ou forças tarefas de trabalho, tendo como premissa passar a mensagem que a empresa é soberana sobre o interesse individual de cada um.


Como mensagem final para você que está começando neste processo de criar um ambiente motivador, minha dica é que para ter sucesso nos negócios e tornar-se de fato um líder, tenha ciência que a sua equipe é o que você tem de mais valioso e essencial em seu negócio.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Automotivação colaboradores equipe foco líder liderança metas motivação motivador objetivos propósito resultados