Como se prevenir das ações da concorrência

Nem só a "crise" gera desafios para os negócios atualmente. Veja o que você pode fazer para antecipar outras dificuldades e ter sua equipe e empresa à frente da concorrência.

iStock

Muitas vezes ouço de pequenos e médios empresários e seus funcionários que “estão vivendo tempos difíceis devido à concorrência”, e os principais motivos são a guerra de preços e o roubo de talentos entre empresas.

Neste momento, devemos colocar em perspectiva a estratégia da empresa somada ao entendimento do mercado em que está inserido – e é aqui onde entra o conhecimento da concorrência. Percebo que muitas PMEs ainda não fazem benchmarking com a frequência que seu negócio demandaria, e com isso perdem espaço de mercado, ficando engessados em práticas que rapidamente se tornam obsoletas e abrindo espaço para que seus clientes externos (consumidores) e internos (funcionários) troquem de fornecedor / empregador.

Quais são os seus principais players de mercado? O que eles têm feito que você mais admira? E quais ações eles têm tomado que hoje você ainda não compreende? Como você conversa e mantém contato com seus concorrentes? Quais oportunidades seus concorrentes estão desprezando no mercado atual, e da qual você poderia se beneficiar caso sua empresa investisse nela?

Estar atento aos movimentos da concorrência através de evidências e benchmarking constante levam qualquer empresa a aprender mais rápido e gerar planos de ação para aproveitar oportunidades até então obscuras, mas que começam a se construir quando seus líderes focam na busca de soluções e superação de suas metas – ao invés de apenas preservar a situação atual e lamentar quando a concorrência incomoda de forma mais intensa.

Por isso, para prevenir-se das ações da concorrência, não reaja – mas seja ativo, tenha visão antecipada, crie seus caminhos para atuar no momento mais indicado pelo seu planejamento ou até mesmo pelas oportunidades percebidas!

Vamos à ação! Por qual dos insights acima você pode começar para gerar as transformações que precisa em sua empresa??

Fique à vontade para compartilhar seu comentário ou sugestão abaixo. Sucesso!

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching estratégia negócios

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração