Mais comentada

Como se prevenir de futuras autuações dos órgãos fiscais

Investir em módulos de segurança são fundamentais para realização de um planejamento estratégico assertivo, onde possibilita o diagnóstico dos diversos processos e operações ocorridas no seu negócio a fim de evitar surpresas desagradáveis, como autuações fiscais, bem como viabiliza um canal de comunicação ágil e efetivo.

Os órgãos fiscais têm utilizado da tecnologia como ferramenta gestão no cruzamento de dados, averiguação de inconsistência das obrigações acessórias e identificação sonegadores que fazem concorrência desleal não contribuindo com o sistema econômico.

O contador é a fonte de consulta principal para prevenção, estudo de viabilidade e planeamento estratégico para de manter um sistema de escrituração contábil uniforme aos atos e fatos administrativos financeiros. Essas informações devem ser precedida de planejamento em cada modalidade para assegurar a saúde financeira na era digital.

O reconhecimento da adesão do profissional especializado permite a construção de módulos de segurança no envio de informações aos órgãos competentes, independente do regime tributário pertencente, seja em sistema simples, ou mesmo aquelas que optem pelo Lucro Presumido e Lucro Real, para prevenir passivos tributários causados por irregularidades de qualquer origem.

a) Automatização das informações contábeis, financeiras e tributárias;
b) Prevenção de inconsistências cadastrais;
c) Identificação de falhas operacionais;
d) Auditoria dos processos;
e) Cruzamento de obrigações acessórias;
f) Conciliação entre relatórios gerenciais e obrigações acessórias;
g) Validação das obrigações principais e acessórias;

Esses módulos de segurança são fundamentais para realização de um planejamento estratégico assertivo, onde possibilita o diagnóstico dos diversos processos e operações ocorridas no seu negócio a fim de evitar surpresas desagradáveis, bem como viabiliza um canal de comunicação ágil e efetivo.

Muitas são as razões invocadas para justificar a decisão de se ter um contador para prevenção de autuações fiscais nas empresas. O resultado dessa decisão é aplicação de um conjunto de técnicas, que identificam, aperfeiçoam, e revestem todos os processos de formalidades extrínsecas e intrínsecas, observando os diversos atos e fatos que coadunam com a legalidade dos seus órgãos fiscalizadores, uma vez que estão cada vez mais utilizando as informações virtuais para aferir e avaliar as informações, resultando em pareceres e autuações fiscais que refletem a performace econômico financeira e fiscal do seu negócio.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: acessórias auditoria autuações contador estratégico inconsistências obrigações planejamento prevenção principais processos