Consultoria - O barato pode sair bem caro

A maioria das pessoas quando vão contratar um profissional de qualquer área estão mais preocupadas com o preço que vai ser cobrado do que com o que realmente vai ser feito (diagnóstico) e porque vai ser feito. Um bom profissional não é o que cobra barato, um bom profissional é aquele que sabe o que está fazendo, porque está fazendo e que Resultado vai obter do trabalho executado.

Espero que você não tenha se frustrado nenhuma vez com um produto ou serviço em que pagou mais barato que a média do mercado pensando que estava economizando um bom dinheiro. Se você não passou por isso, ótimo, mas a maioria de nós um dia já tentamos economizar no mecânico, no pedreiro, no dentista, no pintor, no arquiteto, no engenheiro...e por ai vai, o resultado não foi bom...ainda que não vamos admitir nunca, principalmente os casados.

Trabalhos de consultoria seguem a mesma linha, todos os dias centenas de pessoas, se intitulam consultores, e prometem resultados mirabolantes e ainda cobram muito barato para serem esses seres "divinos" consultores. Uma coisa que sempre tive em mente foi um conselho de meu avô "quando a esmola é grande, o santo desconfia". Profissionais mal preparados podem trazer imensos prejuízos para seu negócio e dores de cabeça sem fim para sua vida.

Não é anormal encontrarmos alguém dizendo que contratou um consultor ou um coach que simplesmente não resolveu nada, que foi só gasto de dinheiro, o fato é que profissionais ruins estão em todos os lugares, e todos sem exceção podem causar danos, então a culpa do prejuízo é só do "profissional milagreiro" ou o contratante também tem parte na culpa, querendo economizar onde não deveria.

Pense na seguinte situação, você precisa passar por uma cirurgia cardíaca de alta complexidade, e você tem várias opções de médicos e hospitais, tendo condições, quem você vai contratar, um médico com 50% de acerto...60%...70% um hospital que teve poucas queixas de infecção ou um que não teve nenhuma, pense, seu negócio passa por essa operação todos os dias e quem estamos contratando para nos ajudar?


Quando precisamos contratar um serviço, precisamos estar bem atentos a algumas questões extremamente relevantes:

1 - Você percebe nele experiência no que você precisa?

2 - Ele se comunica com clareza? Você entende bem o que ele diz?

3 - Suas redes sociais condizem com o trabalho que ele se propõe a fazer?

4 - O diagnóstico que ele fez da sua empresa está alinhado com o que você já conhece?

Uma coisa muito interessante sobre consultores, nós consultores, não damos ordens, não mudamos processos, não tomamos decisões, não obrigamos ninguém a fazer planilhas ou quaisquer outras atividades, a nossa função é analisar e sugerir, sempre sugerir mostrando os caminhos e apontando os possíveis resultados, mas a decisão é sempre do cliente, afinal de contas, ninguém conhece melhor o negócio do que ele.

Se você pensa que um excelente profissiona custa caro, precisa ver o quanto vai custar um profissional ruim.

Helner Borges - Consultor de Negócios e Carreiras

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: administradores carreira coaching consultoria empreendedorismo finanças gestão gestores governança corporativa governo negócios palestrante profissionais sucesso sustentabilidade