Mais comentada

Cuidado com o seu perfil trator

Quem nunca escutou a expressão “Fulano é trator”, “Beltrano tem sangue nos olhos”, “Esses caras são bons porque dão resultado e não deixam pedra sobre pedra”?
Venho do varejo e isso é comum por lá. Todavia, ao longo destes quase dez anos de mercado aprendi algumas lições que me fazem refletir sobre esses tipos de profissionais e organizações que enaltecem essas práticas. O profissional trator é aquele que não mede esforço para entregar resultado e se preciso for, passam por cima de tudo e todos, daí o nome, trator.
Acontece que, as organizações e o mercado são sistemas complexos constituídos por pessoas, cultura, padrões e valores. Ao praticar atos como esses, o profissional trator alcança os seus resultados, porém sem sustentabilidade, perdendo a qualidade da entrega e focando puramente em aspectos quantitativos.
Por esses dias, uma amiga, Relações Publicas, por quem tenho grande admiração, Janaina Sousa, disparou uma frase reflexiva e instigante: “não somos uma ilha”. No mercado, qualquer coisa que façamos, precisamos ter em mente que precisa ser sustentável. Não podemos focar em resultados de curto prazo apenas, é fundamental preservar a saúde das relações, imagens e da cultura da coletividade.
Antes de encerrar, quero deixar claro que não contra atitudes proativas e com energia transformadora para obtenção de resultados, porém, é preciso agir com cautela e respeito sempre. Ayrton Senna tinha uma frase memorável que dizia assim: “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”.
Pense nisso e seja a sua melhor versão!!!

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: carreira equipe mercado profissional trator

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração