Você dá a devida importância ao assunto "Cultura Organizacional"?

O tipo de cultura que predomina em um país, em uma empresa, em uma organização, tem impacto decisivo no grau de prosperidade, sucesso, desenvolvimento, e na qualidade de vida das pessoas.

Cultura, na origem da palavra, vem do latim, de culturae, que se formou do também termo latino colere, que significa “cultivar”. Inicialmente o termo foi utilizado como referência ao cultivo das plantas, das atividades agrícolas. Posteriormente, a expressão passou a ser utilizada para designar o cultivo da mente, do conhecimento, e também sobre a forma como o ser humano age para transformar a natureza, o ambiente onde vive, para sobrevivência e satisfação das suas necessidades, anseios e desejos.

Aplicada hoje ao mundo empresarial, através do termo “cultura organizacional”, compreende basicamente o conjunto de conhecimentos, crenças, valores, princípios compartilhados pelos membros de uma empresa, a maneira de pensar que predomina em uma organização.

Em inglês, essa maneira de pensar é denominada como “mindset”, que significa mentalidade, atitude mental, ou ainda, modelo mental.

A mentalidade compreende uma predisposição psicológica que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possui, para determinadas formas de pensar e padrões de comportamento, de atitudes. Tendo em vista a força da mentalidade coletiva nos indivíduos, a tendência é de que as pessoas passem a agir, de forma até inconsciente, na preservação, aceitação e continuidade desses comportamentos, como sendo para eles, os melhores, mais corretos, e em muitos casos, considerados os únicos. E isso se perpetua, mesmo que seja visto por quem está de fora, como algo extremamente questionável.

Assim, a maneira individual e pessoal de sentir, pensar e agir de cada membro da organização, quando somados, formam uma cultura única, característica e peculiar daquele grupo.

Inclusive existem estudos sobre a cultura nacional, por exemplo, onde apontam que a soma das maneiras de pensar de cada cidadão, juntas formam a chamada “mente coletiva” ou “inconsciente coletivo”. A cultura de um país, de uma empresa, de uma organização, tem impacto decisivo na qualidade de vida, grau de prosperidade, sucesso e desenvolvimento, desse conjunto de pessoas que comungam das mesmas crenças, valores e princípios.

Especificamente aplicado na área empresarial, são muitos os fatores que influenciam na formação, continuidade e mudança da cultura organizacional. Destaco a seguir, os principais:

1) Âmbito externo: também chamada de “mente coletiva”, a maneira de sentir, pensar e agir, predominantes em um país, tendem a influenciar de forma relevante a cultura das empresas que atuam nesse país. Afinal, quem é a empresa? A empresa são as pessoas: Sócios, Presidentes, Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais, Diretores, Gerentes, Supervisores, e demais colaboradores, conforme a estrutura de cada organização. E todas essas pessoas, em sua grande maioria, tendem a seguir e dar continuidade à mentalidade coletiva, dentro do “padrão geral“ da sociedade onde estão inseridas.

2) Âmbito interno: é a mentalidade local, uma referência à maneira de pensar em todos os níveis da organização, mas especialmente por parte dos gestores e formadores de opinião dentro da empresa. Nesse aspecto, por mais que tenhamos que admitir a influência do padrão predominante no país, na região, enfim, é no ambiente interno que temos o poder de ação concreta, onde as mudanças e resultados são impactados diretamente pelas nossas atitudes.

Aí entram ações de conscientização sobre a importância de “aprender a desaprender”, ou seja, questionar, limpar padrões de pensamentos e atitudes, antes considerados como “verdades absolutas” dentro da organização, e que agora são pontos relevantes de melhoria e mudança. O segundo passo, consiste em preencher o espaço deixado pelos velhos padrões e paradigmas, com novos padrões de pensamentos, atitudes proativas, positivas e atualizadas.

Tudo isso deve ser realizado dentro de um plano de ação para a mudança, de forma gradual, na formação de uma nova cultura organizacional. Com o tempo, essa nova mentalidade vai passar a fazer parte do “mindset”, do programa, do novo padrão mental da organização como um todo.

Como resultado desse processo, teremos uma organização mais forte e preparada para os novos tempos. Pois grandes transformações estão em curso, e em breve terão fortes impactos em todos os ramos de negócios, em todas as áreas da atividade humana.

Sobre o autor: Marcelo Correa Medeiros - Mestre em Direção Estratégica, MBA em Gestão Empresarial, Administrador, Gestor de Cooperativas, Contador, Coach e Professor. Atuação há mais de 25 anos no Associativismo e Cooperativismo Financeiro, onde já exerceu as funções de Sócio Fundador, Presidente, Gerente Geral, Contador e Inspetor.

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