Dicas de vendas: você sabe o que é SDR?

Quando escrevi poucos falavam sobre o assunto, mas hoje, devido ao livro “Receita Previsível” do Aaron Ross, empresas estão descobrindo as vantagens de delegar a etapa da prospecção outbound.

Em 2013 escrevi um artigo sobre a atividade do profissional de prospecção, hoje chamado de SDR (em: https://is.gd/ZzOwZw).

Quando escrevi poucos falavam sobre o assunto, mas hoje, devido ao livro “Receita Previsível” do Aaron Ross, empresas estão descobrindo as vantagens de delegar a etapa da prospecção outbound.

Apesar de todo esse entusiasmo, percebo pouco reconhecimento.

Segue algumas considerações sobre o trabalho dos SDR´s.

1. A atividade do SRD não é telemarketing. São trabalhos totalmente diferentes.

2. O profissional que prospecta clientes é aquele que abre as primeiras portas para o executivo de vendas, logo é um trabalho importantíssimo que requer conhecimento do produto/serviço, planejamento e estratégia. Ele não é apenas um “agendador de reuniões”.

3. O SDR deve ter acesso a agenda dos vendedores para evitar problemas com a logística ou reagendamentos. Depois que uma reunião é agendada, desmarcar porque o vendedor tem outro compromisso é falta de comprometimento de toda a equipe de vendas.

4. Sendo peça fundamental do processo, dever fazer parte das reuniões de equipe e receber feedback dos vendedores sobre o seu trabalho.

5. Sou totalmente a favor que o SDR também receba comissão pelas vendas fechadas, incentivos ou gratificações.

Fica a dica!

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Tags: negociação outbound prospecção prospectar sdr SDR vendas