Mais comentada

Dicas para abrir uma escola particular

Veja nossas dicas para abrir uma escola particular, o que é importante e como obter mais informações sobre os aspectos legais do negócio. Confira.

Vinicius Gonçalves,

As escolas particulares exercem hoje um importante papel perante a sociedade, são elas as responsáveis em suprir a carência nas instituições de ensino da rede oficial. Ao decidir abrir uma escola particular, você deve em primeiro lugar ser formado (a) em pedagogia e ter uma vivência escolar.


- Como Montar Uma Escola Particular;

 

Antes de abrir sua escola particular, é necessário tomar conhecimento da região que a cerca. Verifique quantas escolas particulares existem próximas ao local que você escolheu, faça pesquisas sobre estas escolas, converse com os pais que possuem filhos matriculados nas respectivas escolas, identifique quais são os métodos pedagógicos utilizados, a estrutura que as compõe, o quadro de funcionários e a estrutura utilizada. Através destas pesquisas é possível descobrir o que falta, o que é necessário, o que os consumidores esperam e o que os desagradam e a partir daí elaborar seu plano de negócios.

Imóvel

 

Na hora da escolha do imóvel onde será montada a escola é necessário tomar conhecimento de algumas normas exigidas. A planta da casa deverá ser aprovada pela prefeitura da cidade e atender algumas exigências mínimas.

 

O espaço físico do imóvel devera conter salas de atividades, salas de recreação, salas de repouso, salas de higienização, salas para professores e para os serviços administrativo-pedagógicos e de apoio, berçário provido de berços individuais, de área livre para movimentação das crianças, de locais para amamentação e para higienização com balcão e pia, espaço para o banho de sol das crianças e refeitório para alimentação das crianças.

 

O espaço físico deve ser dividido de acordo com a faixa etária das crianças, tudo precisa estar de acordo com a faixa etária, inclusive o tamanho do espaço, mobiliário, equipamentos, ventilação, visão para o ambiente externo, som e iluminação dos aposentos. Todos estes espaços necessitam estar em boas condições, higienizados e serem seguros. É necessário também que tenha banheiro exclusivo para as crianças.

 

Quadro de funcionários

O quadro de funcionários irá variar de acordo com a estrutura da escola e serviços oferecidos, porém é obrigatório que se tenha profissionais graduados. Se optar por escola infantil, os profissionais precisam ser graduados em pedagogia ou pós-graduação em educação e todo o corpo docente deverá ter formação para atuar na Educação Infantil.

 

Publico alvo

Quem determina onde seu filho irá estudar são os próprios pais. Por isso é necessário conquistar os pais transmitindo seriedade e profissionalismo. Para as crianças é necessário transmitir alegria, descontração e segurança. Estude o comportamento infantil a fim de obter melhores resultados.

 

Veja como montar outros negócios:

- Como Montar Uma Loja de Roupas;

- Como Montar Uma Loja de Calçados ;

- Como Montar Um Hotel ;

- Como Montar Uma Grafica ;

- Como Montar Uma Padaria ;

- Como Montar Um Buffet;

- Como Montar Uma Auto Escola;

- Como Montar Uma Creche;

 

Agora é hora de realizar um bom plano de negócios, calcular gastos iniciais com reformas do imóvel, aquisição de materiais, equipamentos, etc. Com isso em mãos é possível oferecer preços justos que irão te proporcionar um bom retorno.

Para dar continuidade ao empreendimento você ira precisar de um plano de gestão escolar, sendo este um documento pedagógico obrigatório exigido por lei.

 

É obrigatório também o registro na secretaria da educação estadual e estar de acordo com a lei nº 9.394, de 20/12/96(diretrizes e bases de educação nacional) e Lei nº 5.692, de 11/08/71(diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus).

 

Boa sorte.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: dicas para abrir uma escola particular.

Vagas de trabalho