Diferenças entre produção e produtividade

 Produção e Produtividade

 

No artigo anterior comentamos sobre a diferença entre inovação e novidade, hoje vamos falar sobre as diferenças entre produção e produtividade.


Como a inovação e a novidade, a produção e a produtividade podem parecer sinônimas para alguns, mas tem funções diferentes no âmbito empresarial.

 


Produção


A produção é apenas uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um período de tempo. Estas informações são importantes para o planejamento e controle de produção (PCP), que controlará a atividade de decidir sobre o melhor uso dos recursos de produção.Este planejamento e controle de produção trabalha solucionando as seguintes questões:

        ¨      O que produzir;

¨      Quanto produzir;

¨      Onde produzir;

¨      Como produzir;

¨      Quando produzir;

¨      Com o que produzir;

¨      Com quem produzir.


Para ajudar neste processo, há estudos como o estudo de Curva de Possibilidades de Produção (C.P.P), que é um conjunto teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva, como também a ociosidade de produção. Pode ser usado também para um estabelecimento de metas.


 Sanadas estas questões, o PCP pode ser considerado ‘’pronto’’.

 


Produtividade


 A produtividade é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos em menos tempo. “Produtividade é minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores”. (Japan Productivity Center for Social – Economics Development ).


Estudando a produtividade, podemos diagnosticar e projetar tendências que interfiram nos resultados desejados, como por exemplo, o estoque de produtos acabados sem demanda. São muito utilizados para estes estudos, gráficos e tabelas.


A produção e produtividade são estudos diferentes, mas de grande valia um para o outro, atuando em cooperação. Portanto nunca se esqueça de um deles quando for analisar seu negócio.

 


Gustavo Lincoln Ricardo Pimenta

Estudante de Administração

24/2/10

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(4)
Tags: controle curva de possibilidades producao produtividade