Driblando a crise, empresas reduzem custos contratando empresas de facilities

Entenda porque contratar uma empresa de facilities para o seu negócio

O mercado de facilities, internacionalmente conhecido como "facilities management" (gestão de facilidades), surgiu nos Estados Unidos da América e, em seguida, no Reino Unido, na década de 60, para descrever o crescimento de práticas de terceirização dos serviços bancários. No Brasil chegou por volta dos anos 90. Mas este mercado vem ganhando força recentemente e expandindo seus negócios para outras áreas. E afinal, o que faz um profissional ou uma empresa de facilities?

Eles podem atuar em vários segmentos, seja em um prédio comercial, shopping center, hospitais, escolas, universidades, instalações industriais, condomínios, aeroportos, até em estatais.  Quem entra em uma dessas empresas passa pela recepção, pelos seguranças, equipe de limpeza, manutenção e até jardinagem e paisagismo. E para fazer a manutenção de todos esses serviços, é necessário contratar mais de uma empresa para atender a demanda. Agora, imagine ter uma empresa que administre todos os processos, faça a manutenção preventiva e ainda ofereça soluções para reduzir os custos! É isso que o facilities propõe, buscam soluções para otimizar o tempo do cliente e realizar os serviços com mais eficiência. Atualmente estamos vivendo um momento em que qualquer economia é essencial. Empresas do setor estimam que a redução de custos chegue a 20%, contratando uma empresa de facilities.

É importante ressaltar que o trabalho de FM não se resume somente a serviços de limpeza e segurança. Engloba todas as atividades necessárias para o funcionamento de uma empresa. Em um escritório, por exemplo, existem demandas como viagens, frotas, alimentação, controle de documentos, mobiliários, workplace, gestão de impressoras, entre outros. Em uma instalação industrial, demandas de energia, tratamento de águas e afluentes, poços artesianos, projeto de reuso, caldeiras, elevadores, automação. Já em uma construção sustentável, é possível criar soluções, desde o encanamento, desenvolvido para reaproveitar água, fachadas com isolamento térmico e acústico, sistema diferenciado de climatização que reduz até 30% o consumo de energia, descargas a vácuo e a capacidade de capitar águas pluviais até as persianas dos escritórios, que ajudam a aproveitar mais luz do dia possível. 

E cada cliente fica à vontade para contratar quantos serviços necessitar. O resultado é um trabalho mais proativo e eficiente, sem correr o risco de manutenções emergenciais, que na maioria das vezes, gera um custo extra para solicitar, quando se contrata uma empresa convencional. Ou seja, o cliente administrará somente um contrato, que abrangerá todos os serviços.

O FM existe para ajudar as pessoas a executarem com produtividade suas atividades dentro de qualquer tipo de organização, criando uma sinergia entre as áreas das empresas, para atender as demandas. Outro ponto importante é conhecer o trabalho da empresa de facilities que será contratada. A qualidade nos serviços é essencial para que o negócio funcione. Não só o fornecedor deve visitar o cliente, mas também o cliente deve se preocupar em visitar unidades já atendidas por esse possível parceiro, visualizar relatórios operacionais e avaliar a organização de back office técnico e administrativo, para fazer a sua escolha. Ter uma empresa que possua, por exemplo, certificações da ISO, como normas de segurança e saúde ocupacional (ISO 18001), gestão ambiental (ISO 14001), e gestão de qualidade (ISO 9001) dá credibilidade e passa mais confiança ao trabalho que será realizado.

O que se pode concluir é que independente da organização, o profissional ou o Gestor de Facilidades terá uma grande responsabilidade por diversas áreas dentro do seu local de trabalho, deverá solucionar problemas, administrar recursos, desenvolver estratégias e tomada de decisões. É fazer com que a empresa não se preocupe tanto com o operacional e possa desenvolver suas soluções com mais tranquilidade, sabendo que um profissional adequado estará tomando conta do negócio, com eficiência e qualidade.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração