Filosofia na administração: garantindo o desempenho

Ela garante o desempenho, ao converter necessidades objetivas em objetivos pessoais. E isso é liberdade autêntica, liberdade com garantia legal

O que a organização de negócios precisa é de um princípio de administração que possibilite a plena realização dos pontos fortes dos indivíduos e que lhes permita a execução de suas atribuições, mas que, ao mesmo tempo, ofereça diretrizes comuns em termos de visão e esforço, promova o trabalho em equipe e harmonize os objetivos dos indivíduos com o bem-estar comum.

 

O único princípio capaz de produzir esses resultados é a administração por objetivos e autocontrole. Ela transforma o bem-estar comum em propósito de todos os gestores. Ela substitui o controle externo pelo autocontrole, mais rigoroso, mais exigente e mais eficaz. Ela motiva os gestores para a ação, não porque alguém lhes diz para fazer alguma coisa, mas porque as necessidades objetivas de suas tarefas o exigem. Os gestores agem não porque alguém quer, mas, sim porque eles resolvem que é preciso agir - eles agem, em outras palavras, com liberdade.

 

Hoje, a palavra filosofia paira por aí, em feliz abandono, nos círculos gerenciais. Peter F. Drucker disse até ter visto uma dissertação, assinada por um vice-presidente, sobre a filosofia de manusear requisições de compra. (Tanto quanto compreendeu, filosofia aqui significa que as requisições de compra deviam ser emitidas em três vias.) Mas a administração por objetivos e autocontrole pode ser denominada, legitimamente, filosofia da administração. Ela se fundamenta em um conceito do trabalho da administração. Ela se baseia numa análise das necessidades específicas do grupo gerencial e dos obstáculos com que ele se defronta. Ela se alicerça em ideias sobre a ação humana, comportamento humano e motivação humana. Finalmente, aplica-se a todos os gestores, independentemente de seu nível e função, e a qualquer organização de negócios, grande ou pequena. Ela garante o desempenho, ao converter necessidades objetivas em objetivos pessoais. E isso é liberdade autêntica, liberdade com garantia legal. Outras informações podem ser obtidas no livro Fator humano e desempenho, de autoria de Peter F. Drucker.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração desempenho drucker filosofia gama garantia legal liberdade necessidades objetivo pessoal