Mais comentada

Gestão Integrada de RH: por que é importante para a sua empresa?

Por que é importante para a sua empresa ter uma gestão de RH integrada?

É indiscutível a importância de uma excelente gestão de pessoas para o desenvolvimento de uma empresa. Logo, é fundamental que o departamento pessoal esteja sempre atualizado e em harmonia com os processos e decisões gerenciais da organização. Neste cenário, se destaca a implantação de uma gestão integrada de RH.

Por meio desta ferramenta, é possível unir os sistemas utilizados para gerenciar um negócio com consistência e coesão. A função de uma gestão pessoal integrada é agilizar e otimizar os processos de uma empresa a fim de atingir seus objetivos de forma mais eficaz e precisa.

Por que integrar

Há muito tempo o papel do setor de RH vai além de apenas lidar com admissões, desligamentos, pagamentos e procedimentos burocráticos ligados diretamente aos colaboradores.

Atualmente é fundamental que o departamento pessoal consiga gerar diagnósticos e soluções sobre a imagem da empresa, o nível de satisfação de seus colaboradores e vários outros aspectos cruciais para a saúde do empreendimento.

Desta forma, os processos geridos pelo RH devem estar completamente alinhados não somente aos valores e à cultura organizacional, mas às metas e objetivos definidos pela empresa.

Consequentemente, é essencial que os sistemas aplicados na instituição dialoguem entre si, facilitando análises e agilizando procedimentos que anteriormente eram executados isoladamente em cada setor.

Benefícios de uma gestão integrada de RH

Ao estabelecer sinergia entre departamentos e sistemas de uma empresa, consegue-se estabelecer uma visão mais clara dos pontos fortes e fracos da força de trabalho. Assim, executivos são capazes de identificar com maior facilidade gargalos e falhas que afetam a produtividade final.

Com a integração dos sistemas, obtém-se dados mais precisos para a realização de um planejamento eficiente, além de trazer rapidez e eficácia aos processos diários por meio da automatização. Vamos a dois exemplos práticos de vantagens oferecidas pela integração da gestão de RH:

Contratações melhores com menor custo

Uma solução integrada ajuda a empresa a melhorar a eficiência do processo de recrutamento e admissão de novos colaboradores. Várias tarefas como o anúncio de vagas, a seleção de currículos e o filtro de candidatos podem ser automatizadas. Como esperado, esse tipo de medida reduz drasticamente o custo das contratações.

Treinamento, reconhecimento e produtividade

Graças à informação precisa adquirida pela integração de sistemas, é possível monitorar melhor os colaboradores da organização e entender precisamente os pontos a serem reconhecidos e aqueles a serem aprimorados.

Assim, é otimizada a forma como se aplica benefícios e bônus e como os treinamentos são aplicados, baseando-se em dados precisos sobre o desempenho dos colaboradores.

Como demonstrado, a integração da gestão de RH torna mais fácil e mais acurada a leitura de aspectos da equipe. Isto permite uma análise mais concreta que dará embasamento para tomada de decisões ideais para cada caso apresentado.

Além disso, a automatização de processos cotidianos se torna mais segura e eficiente, evitando falhas humanas e gerando economia de tempo e custos para a empresa.

Para implementar uma gestão integrada de RH, é fundamental o uso de sistemas tecnológicos confiáveis e atualizados. Apenas com o uso de sistemas e softwares adequados se consegue alcançar a consistência e integração necessária para atingir os resultados descritos.

Gostou do artigo? Ajudou a esclarecer a importância de uma gestão integrada de RH? Tem alguma sugestão ou opinião a respeito? Participe comentando.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(3)
Tags: RH, Recuros Humanos, ERP, Gestão, Tecnologia