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INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO

Maria Clara,
Que a informática é importante para a administração isso é algo totalmente incontestável. Através da informática é que se consegue agilizar, desenvolver, divulgar, visualizar e dar mais exatidão nos resultados das empresas, que antes demorava muito tempo para ser concluído e sem resultados tão precisos como se pode adquirir hoje.
Conhecimento em informática é essencial para obtenção de melhores empregos. Cerca de 80% dos candidatos a estágio que ignoram informática não conseguem boa colocação, segundo estimativa da IEL (Instituto Euvaldo Lodi).
A importância da informática é tanta que influencia até mesmo o perfil do profissional moderno, que tem que ter hoje, como exigência da grande maioria das empresas, pelo menos uma base de conhecimentos de operação de computadores.
Quem não sabe utilizar um computador ou desconhece um vocabulário mínimo de inglês — a língua mais falada na Internet e que já é requisito para profissionais que trabalham na área — está condenado a perder boas oportunidades de emprego.


As ferramentas contidas em um simples microcomputador permitem a organização das empresas em diversos níveis. Essas ferramentas servem para facilitar cada vez mais o trabalho de profissionais, principalmente na área de gerência, diretoria e presidência, que lidam com constantes tomadas de decisões, hoje cada vez mais urgentes, principalmente em tempo crise.
A utilização da internet ajuda a desburocratizar a vida das empresas. Cerca de 72% dos serviços do governo federal são oferecidos na rede mundial de computadores. O mais conhecido é o recebimento de declaração de Imposto de Renda.
A comunicação por e-mail permite a transferência de uma quantidade enorme de conhecimento de um ponto a outro do planeta. Conversas pela rede mundial de computadores são mais baratas que por meio de telefone.
O sistema de Business Intelligence (BI), que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Permite o acompanhamento de processos como vendas, produtividade, transações financeiras, em tempo real, além de ser possível estabelecer parâmetros de desempenho. Os dados são transformados em gráficos com fácil visualização. Com isso, o trabalho de relatórios que poderia levar dias, com dados defasados, pode ser finalizado com maior antecedência e maior número de detalhes.
Geralmente, os coletores de BI obtêm as primeiras fontes de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As segundas fontes de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.
Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa.
Algumas pessoas utilizam o termo "BI" intercâmbiando ele com "livros de reunião" ou "sistemas de informações executivas", de acordo com a informação que cada um contém. É nesse sentido, que cada um pode considerar um sistema de BI como um sistema de suporte para tomada de decisão
A internet hoje é um dos principais meios de recrutamento de candidatos. Ferramentas como Plaxo, LinkedIn, Via6 ganharam força como central de potenciais candidatos. As pessoas usam sites para procurar currículos, pedir referências e publicar anúncios de vagas. Tudo de graça.
No LinkedIn as pessoas apresentam conhecidos ás outras. Um dos precursores das redes sociais com perfil de trabalho. Muito popular entre HeadHunters e Analistas de RH que utilizam a Internet para busca e prospecção de candidatos a estágio e/ou emprego.
No Via6 é uma rede de relacionamentos como o Orkut, Facebook e outras. Entretanto é uma rede especializada em contatos profissionais, criada com o principal objetivo de ligar profissionais ao redor do mundo facilitando contatos empresariais, aquisição de novos empregos, clientes, fornecedores, parceiros e uma troca de conhecimento em geral por profissionais em suas respectivas áreas.
No Orkut é possível identificar foto (como a pessoa se apresenta: retrato, sem foto, figura, símbolo), rede (quais são as pessoas que estão na rede do candidato), comunidades (em que comunidades ele está presente), mensagens (de quem recebe), e para quem envia (como redige e qual é o vocabulário).
Sendo o Orkut um local muito descontraído, é muito indicado para os especialistas de RH, descobrirem o complemento do perfil do candidato.
Não só para seleção, mas também para divulgação da empresa. Várias empresas estão usando essa tática (criar sua página no Orkut) não só para estarem mais próximos de seus clientes, mas como para estar mais acessível a outros.
O networking, hoje uma grande ferramenta que as empresas usam, que inclusive é item fundamental para seleção de altos cargos hoje, pode ter uma grande ajuda: o CRM, do inglês Customer Relationship Management, que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente, um software de comunicação das empresas com seus clientes. Assim, as empresas possuem as informações de cada contato muito bem organizadas e pode acessar rapidamente. O sistema ainda traz lembretes periodicamente para enviar e-mails, telefone ou marcar reuniões.
Foi criado para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente. Essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
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