Inovação: Instituto cria índice de desenvolvimento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- Inep cria o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb. A iniciativa rende até premiação em concurso nacional de inovação.

O índice é uma referência que combina informações de fluxo e de desempenho dos alunos, criado para promover um sistema de accountability visando à melhoria da qualidade da educação no país. Ao elaborar metas detalhadas para cada rede e escola- com as quais governadores e prefeitos se comprometem por meio do "Compromisso Todos Pela Educação" - e calcular e divulgar amplamente os resultados do Ideb, o instituto promove a possibilidade de que os atores educacionais possam ser responsabilizados pelos resultados de sua unidade e que o Ministério da Educação- MEC identifique e premie as escolas que atingem as metas, mas também ofereceça assistência técnica e financeira para as redes com piores resultados. Dentre os principais resultados já alcançados, pode-se destacar que o Ideb do país para os anos iniciais do ensino fundamental cresceu de 3,8, em 2005, para 4,2, em 2007.

A iniciativa é premiada no décimo-quarto concurso de experiências inovadoras de gestão na administração pública federal. Outras informações podem ser obtidas no site http://inovacao.enap.gov.br/images/Documentos/resumos.pdf .

(mais em http://marcio.gama.zip.net)
Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: desenvolvimento e educacionais estudos ideb indice inep inovacao instituto nacional pesquisas

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração