Inovação: Ministério reinventa processo da gestão

O Ministério da Educação- MEC promove a reinvenção processual da educação superior em três dimensões da gestão pública: jurídica, organizacional e tecnológica. Cria o sistema e-MEC. A iniciativa rende até premiação em concurso nacional de inovação.

Com o objetivo de elevar a qualidade do ensino superior do País, o ministério iniciou um movimento de "reinvenção processual", em três dimensões: i) jurídica, com a reformulação radical da legislação aplicável aos processos regulatórios da educação superior, ii) organizacional, implementando mudanças na dinâmica e no desenho das rotinas de trabalho; e iii) tecnológica, com a implementação de sistema eletrônico e-MEC de operacionalização dos procedimentos de regulação. A tripla iniciativa permite, a um só tempo, trazer segurança jurídica, transparência, credibilidade e celeridade ao processo. Isso possibilita a criação de um ambiente propício ao salto qualitativo que o MEC pretende dar em relação ao condicionamento do funcionamento de instituições e cursos superiores à comprovação da excelência de sua operação. O objetivo finalístico é atingido de maneira satisfatória, podendo-se dizer que está em curso a institucionalização de uma cultura da qualidade da educação superior.

A iniciativa é premiada no décimo-quarto concurso de experiências inovadoras de gestão na administração pública federal. Outras informações podem ser obtidas no site http://inovacao.enap.gov.br/images/Documentos/resumos.pdf ou pelo telefone 0800 61 61 61.



Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: educacao gestao inovacao ministerio processo reinvencao

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração