Mais comentada

Inspeção com drones: um mercado bilionário

A empresa de consultoria internacional PwC estima que o mercado potencial de soluções com drones em infra estrutura ultrapasse os US $ 45,2 bilhões. Esse número inclui o desenvolvimento de software, hardware e a prestação de serviços.

Os drones estão fazendo uma revolução nas inspeções industriais, tornando o trabalho muito mais seguro, rápido e com muito mais valor agregado para as empresas.

Com operações de rotas pré programadas e percursos detalhados, muitas aeronaves remotamente tripuladas, os drones, agora já realizam missões autônomas de coleta de dados com apenas um botão. Seja bem vindo, este é o mais novo mundo das inspeções aéreas com drones. Mas o que realmente importa é como toda essa tecnologia pode ser melhor explorada no mercado comercial. Que tal olhar para as inspeções agora de uma forma diferente?

É fato que várias empresas de segmentos diversos já utilizam e colhem ótimos frutos com o uso dos drones. Na lista de empresas incluem as áreas de energia, construção, ferrovia, mineração e petróleo e gás. Não custa reforçar que este é um setor novo e bem amplo, onde essas empresas operam grupos enormes de ativos com equipamentos bastante complexos. Mas esta é a única coisa que essas empresas têm em comum, a inspeção, pois possuem equipamentos e recursos valiosos que necessitam ser monitorados periodicamente.

A empresa de consultoria internacional PwC estima que o mercado potencial de soluções com drones em infra estrutura ultrapasse os US $ 45,2 bilhões. Esse número inclui o desenvolvimento de software, hardware e a prestação de serviços, e mostra o tamanho e o potencial de negócios que estão mudando a forma como os projetos industriais são gerenciados. A inspeção com drones é mais barata, rápida e segura.

Como se sabe nas grandes infraestruturas é comum realizar manutenções e inspeções regulares. Anos atrás, essas inspeções eram realizadas com a combinação de uma equipe de escaladores, cordas, andaimes e escadas. Hoje, a maior parte deste trabalho é realizado manualmente pelos operadores de drones (piloto e observador). Agora imagine que a sua empresa está monitorando uma grande quantidade de torres de telecomunicação que exigem inspeções mensais. É neste momento que entra a Inteligência Aérea Embarcada com sistemas autônomos que fazem com que as aeronaves decolem, encontrem os pontos certos nas torres certas, inspecionem o entorno e concluam o trabalho com excelência. Tudo isso sem qualquer intervenção humana, a não ser que seja necessário. Embora algumas inspeções específicas exijam por lei que sejam executadas por profissional certificado, a maioria delas pode ser feita de forma remota via drone. No mercado internacional uma inspeção completa com drones em uma turbina eólicas custa em torno de US $ 1.500, sem colocar nenhuma pessoa em risco. Uma economia como esta pode ser aplicada em toda a cadeia de serviços, desde pontes, túneis, até plataformas de petróleo em alto mar.

Quando me refiro aos drones realizando inspeções, é importante ressaltar que registrar imagens e dados referenciados é apenas uma parte do que a tecnologia dos RPAs podem oferecer. É muito bom tirar fotos e produzir filmes de uma ponte, uma torre eólica ou um telhado de um Shopping Center, mas o que realmente faz a diferença é o que fazer com os dados coletados, a qualidade técnica das imagens capturadas, as análises e os relatórios pós inspeção. E é exatamente isso realmente está revolucionando a maneira como a indústria solucionam seus problemas com manutenções.

As duas principais empresas que atuam mundialmente no mercado de inspeção hoje são a Sky Futures e a Cyberhawk. As duas oferecem inspeções industriais com o objetivo de reduzir custos, melhorar a segurança, economizar tempo e diminuir o risco principalmente em situações em que o desligamento de toda a rede seja necessário.

No Brasil uma empresa tem se destacado fortemente neste setor. A Dron Drones Technology que desde 2015 possui contratos de inspeção periódica em torres de energia eólica, torres de telecomunicações e ativos industriais por todo o Nordeste. Com toda essa experiência a empresa consegue reduzir drasticamente os custos com manutenção dos equipamentos, oferecendo mais segurança e evitando o desgaste humano nas operações. A empresa desenvolve projetos personalizados para cada setor, oferecendo em suas propostas equipamentos dos melhores fornecedores do mercado internacional. Os engenheiros da Dron Drones criam seus próprios sensores que detectam desde umidade e temperatura até objetos e pessoas não autorizadas em áreas de segurança particular e pública e os disponibilizam para as empresas parceiras.

E você, o que acha dos serviços de inspeção com drones? Seria interessante ouvir suas ideias. Por gentileza, deixe seu comentário.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: drone drones estrategia infraestrutura inspecao marketing mercado projetos uas uav vant vants

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração