Mais comentada

Inteligência Competitiva não é espionagem

Alfredo Passos,
Inteligência Competitiva é espionagem? Não. A espionagem é caracterizada pelo uso de meios ilegais para coletar informações.

Não é necessário usar métodos ilegais ou antiéticos em IC. Na verdade, fazê-lo representa o fracasso da IC, já que quase tudo que aqueles responsáveis pela tomada de decisões precisam saber sobre o ambiente competitivo pode ser descoberto usando-se meios legais e éticos.

A maior parte das informações que não pode ser obtida por meio da coleta em fontes abertas e investigação ética pode ser deduzido com a utilização de uma variedade de ferramentas analíticas (link no site da SCIP [www.scip.org]: analytical tools), apenas uma das formas pelas quais a IC agrega valor a uma organização.

Ao associar-se à SCIP, o novo membro se compromete a cumprir o código de ética da Sociedade (link no site da SCIP [www.scip.org]: Code de Ethics), que proíbe o descumprimento das orientações do empregador, burlar a lei, ou se fazer represar com falsidade.

Inteligência Competitiva x contrainteligência

O termo contrainteligência descreve as medidas adotadas por uma organização para proteger informações buscadas por coletores "hostis" de inteligência.

Uma das mais eficientes medidas da contrainteligência está em definir como "segredos industriais " aquela informações relevantes para a companhia e controlar a sua disseminação.

O papel da Society of Competitive Intelligence Professionals

A SCIP é uma organização global sem fins lucrativos que proporciona oportunidades de educação e de networking para profissionais de negócios que trabalham no campo da IC, cujo crescimento é muito rápido.

A promoção da IC como uma disciplina regida por estritas orientações éticas (link no site da SCIP [www.scip.org]: ethical guidelines) é uma das principais preocupações ou objetivos da Sociedade, bem como de muitas outras organizações e empresas na atualidade.
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: competitiva contra inteligencia