Mais comentada

Inteligência de Mercado – Como se destacar com o monitoramento de notícias

A Inteligência de Mercado é um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de informações externas e internas, para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma mais assertiva, saindo da mera reação às influências externas e se tornando agente ativo na competição em seu segmento de atuação. Saiba como usar o monitoramento de notícias a favor da sua empresa e saia na frente dos seus concorrentes.

Como empresas e como consumidores, estamos inseridos em um mercado extremamente dinâmico, que está constantemente em mutação. Por isso, as empresas precisam estar atentas a todo instante às tendências que envolvem o seu negócio, às possíveis ameaças e oportunidades de atuação. Os inputs que detectam esses cenários são provenientes de diversas fontes de informação, seja a internet, as mídias sociais, a imprensa e dados econômico-financeiros, políticos e ambientais.
Sabe-se que o volume de dados criado nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Então como saber quais as melhores informações a coletar e analisar para a sua empresa?
O papel dos profissionais de Inteligência de Mercado, sejam os gestores das organizações, as equipes de comunicação, relações públicas, assessores de imprensa e tecnologia da informação, é coletar os dados, identificar cenários, classificar, processar, armazenar e disseminar as informações certas para as pessoas certas, com o intuito de extrair o máximo de valor dessas informações para gerar competitividade no mercado.
A Inteligência de Mercado é um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de informações externas e internas, para que as tomadas de decisão sejam feitas de forma mais assertiva, saindo da mera reação às influências externas e se tornando agente ativo na competição em seu segmento de atuação.
Quem não quer estar um passo à frente dos seus concorrentes? Ou sair do ciclo de tentativa e erro e saber exatamente onde está pisando? É fundamental identificar quais as variáveis que podem afetar seu negócio, seus produtos, sua imagem e reputação.  E, principalmente, otimizar seus processos e evitar desperdício de tempo, recursos e mão de obra, de forma a gerar vantagem competitiva.

O que é a Gestão da Informação nas empresas?

A informação é um dos ativos mais importantes dentro de uma empresa e, por isso, é necessário criar nela o que é conhecido por Cultura da Informação. Os gestores devem tentar sistematizar a empresa para que ela possa gerir a informação de forma eficaz, com as ferramentas e tecnologias adequadas.
Atualmente estão disponíveis no mercado inúmeros instrumentos de monitoramento, como clipping, plataformas de monitoramento de redes sociais, pesquisadores de palavras-chave e ferramentas de SEO.
A partir do momento que a empresa gere a informação de maneira estratégica, ela cria conhecimento. Ou seja, usa a informação para desenvolver novas competências, que melhoram sua performance no mercado por meio de novos produtos, serviços e processos. O que é basicamente o conceito da Inteligência de Mercado.

Como saber se os dados que estou coletando serão úteis e estratégicos? Uma informação de qualidade é aquela que é:

  • Objetiva – para que a empresa não dispenda muito tempo e recursos durante sua análise, mas que seja uma informação completa;
  • Precisa – os dados, números e subsídios coletados devem gerar uma informação assertiva e consistente para a empresa, já que pode resultar em decisões estratégicas relevantes para a longevidade do negócio;
  • Confiável – para que a informação seja precisa, deve vir de uma fonte confiável, com credibilidade para a empresa;
  • Atualizada – como falamos, o mundo está girando rápido e as informações mudam a todo o tempo. Uma informação desatualizada pode interferir nos resultados e fazer com que a empresa perca o timing em suas decisões; 
  • De fácil entendimento – os dados devem estar claros, detalhados e ser de fácil interpretação e manuseio. 

Para isso, a empresa deve usar das tecnologias e ferramentas que possui para monitorar constantemente as informações que estão disponíveis no mercado.

Monitoramento de informações e notícias

Quando a empresa monitora notícias sobre o mercado e a economia, pode obter informações valiosas para inovar, investir em algo diferente ou até descontinuar algum produto ou serviço. Por meio da Inteligência de Mercado, é possível ainda saber como a concorrência está reagindo a uma situação específica, como as forças externas estão impactando o seu segmento e o comportamento de seus clientes.
Não basta ter a informação sozinha, é preciso avaliar o contexto em que a empresa está inserida, sua realidade financeira, recursos humanos e materiais disponíveis, entre outros fatores. É básico: não adianta saber que surgiu uma nova tecnologia capaz de melhorar a eficácia do seu produto, se você não tem verba e funcionários para implantá-la, certo?

Monitoramento de noticias como inteligência de mercado

Durante a implementação do sistema de gestão da informação, a empresa deve listar as informações que são importantes para a tomada de decisão. Dentre elas, devem estar tópicos como o monitoramento de notícias sobre a concorrência, sobre o mercado, a economia, os clientes e consumidores e tendências mercadológicas que possam impactar os negócios.

E  quais fontes de informação você pode usar?

Qual é o objetivo da empresa ao fazer o monitoramento de notícias? Brand awareness (a medida em que uma marca é reconhecida por clientes potenciais e está corretamente associada um determinado produto), percepção de valor de produtos e serviços? Conhecer a concorrência? Ampliar a atuação no mercado? Ou monitorar crises e oportunidades?
A dica aqui é ter uma ferramenta de monitoramento de informações que faça esse trabalho de forma automatizada, sem comprometer o tempo da sua equipe com trabalho manual.

Clipping

Para as empresas que investem e confiam no relacionamento com veículos de imprensa, a mensuração de notícias por meio da clipagem digital é fundamental. Afinal, é preciso acompanhar a abordagem dada nas matérias jornalísticas e o impacto da repercussão junto ao público, além de saber se os esforços da assessoria de comunicação e imprensa estão surtindo efeito. Para isso, nenhuma técnica consegue ser mais eficaz do que clipping. 

Acompanhar as menções, atribuir valor monetário à sua presença na mídia e avaliar se as matérias são positivas ou não são formas que a Inteligência de Mercado têm para pensar as estratégias da empresa, além de valorizar o trabalho da assessoria de imprensa. O clipping também servirá para uma monitoria mais ativa no mercado, também sendo útil para conseguir compreender as estratégias que estão sendo utilizadas por seus concorrentes.
Com a agilidade com que a informação é distribuída, em especial na internet, a empresa não pode se ater somente ao monitoramento de notícias em veículos de comunicação tradicionais, como telejornais, rádios, jornais impressos e revistas.

Monitoramento de mídias sociais

Analise e acompanhe, também, a presença nas mídias sociais, em blogs de influência, verifique se você foi citado por profissionais de destaque no mercado ou influenciadores digitais, além de sites e portais nacionais e internacionais. Essa análise permite identificar o volume de menções à sua marca que podem positivas, negativas ou neutras. Além disso, é interessante cruzar estas informações com uma classificação por tags, por exemplo, o que permite afunilar a sua pesquisa e chegar aos resultados de forma mais precisa. Atualmente existem inúmeras ferramentas que realizam esse monitoramento automaticamente.

Monitoramento de palavras-chave e métricas

No trabalho de Inteligência de Mercado também é essencial monitorar constantemente as plataformas de SEO para pesquisa de palavras-chave, rankeamento nos sites de busca, além do tráfego gerado e conversões provocadas pelo trabalho de SEO.
A importância do monitoramento é fundamental, pois permite entender o impacto gerado e as flutuações normais do algoritmo dos mecanismos de busca, ou seja, saber como sua marca ou seu concorrente estão posicionados nas buscas feitas pelo público na internet. Estas informações podem ajudá-lo a manter ou alterar uma estratégia e resultar em conversão de vendas, cliques, leads e outros resultados que você tanto deseja.

Monitore sua marca

Vamos sempre bater nessa tecla! Inteligência de Mercado é monitorar, principalmente, o que está sendo citado sobre a sua marca. Comentários positivos ou negativos nas mídias sociais, matérias que saíram na imprensa, controlar se os seus anúncios pagos estão sendo veiculados corretamente.
A sua marca é o seu maior bem no mercado e, por isso, esteja sempre atento ao que pode interferir na sua reputação e nos seus resultados. Em suma, monitorar as informações em torno da sua marca é uma das formas de saber se seus esforços de marketing, comunicação e assessoria de imprensa estão trazendo resultados.
Monitore seus produtos e serviços
Um dos objetivos da Inteligência de Mercado é avaliar como os clientes e seus públicos de interesse percebem o seu produto e serviço. As impressões presentes nas mídias podem gerar insights para que você altere seu produto, a embalagem, a forma de distribuição, as praças que você atende ou até mesmo decidir descontinuar a produção.
Saber o que as pessoas pensam e conhecer as novidades do mercado são muito importantes para você ser mais adorado pelo público.

Monitore as tendências de mercado

Qualquer mercado é extremamente mutável e instável, o mercado que as agências de comunicação trabalham não é uma exceção à regra. O monitoramento de informações permite que você estude o mercado para que previna certos acontecimentos. A ideia aqui é antecipar crises, mas, sobretudo, enxergar novas oportunidades.
Qual assunto está sendo citado simultaneamente pelos seus públicos, pela imprensa, pelos blogs e sites e influenciadores? Qual o tema do momento? Fique atento ao que as pessoas estão usando, a quais elementos da moda estão mais se aderindo, sobre o que estão comentando. Esses insights de tendência global são essenciais para inovar no seu negócio.

Monitore seus concorrentes


Tão importante quanto monitorar o que estão dizendo sobre você, é conhecer a realidade dos concorrentes. O que estão fazendo de semelhante ou diferente da sua empresa, que está atraindo a atenção dos clientes?
Monitorá-los é uma excelente forma de fazer benchmarking, para conhecer as melhores práticas, entender o motivo do público preferir determinado produto ou serviço, enxergar novas oportunidades de negócio e ainda antecipar movimentos das empresas que possam interferir no seu Market share.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Business Intelligence comunicação Inteligência de mercado marketing negócios relacionamento

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração