Já pensou qual o “Legado” que você vai deixar nessa vida?

Você já pensou qual legado você vai deixar para as pessoas nessa vida, pois todos nós existimos com um objetivo comum, com uma meta traçada, que ao longo de nossa vida construiremos e no final será a nossa herança para as pessoas e para o mundo, já pensou qual o seu? Esse é o tema do artigo de hoje.

Todos nós em algum momento em nossa vida iremos parar e pensar sobre tudo o que fizemos, ou o que não fizemos, o que construímos, o que aprendemos, o que ensinamos ou repassamos para as pessoas, ou seja, o nosso LEGADO, que é exatamente o que as pessoas irão lembrar quando estiverem pensando, que atitudes e conhecimentos gerados por nós beneficiaram ou oportunizaram conhecimento para os outros.

Quanto mais compartilhamos conhecimento, mais aprendemos e mais legado deixamos, não devemos ser pessoas egoístas e sim devemos compartilhar todo nosso conhecimento, para que de alguma maneira façamos nossa parte e ajudamos a fazer desse mundo mais feliz. É bom lembrar das quatro necessidades que temos: Viver, Amar, Aprender e deixar um Legado.

A primeira delas VIVER, faz parte do nosso dia a dia, precisamos comer, beber, dormir, morar em algum lugar, fazer exercícios, cuidar de nossa saúde, entre outras coisas. Disso fazem parte as necessidades básicas para sobreviver, e disso temos que cuidar muito, pois qualquer falta de algum desses itens citados, refletirão no futuro.

A segunda necessidade é AMAR, temos necessidade de nos relacionar, quer seja por afinidade, por amizade ou relacionamento com a pessoa amada, o ser humano é dependente por natureza, de viver em família, com amigos, tem o sentimento de amar e ser amado. Temos que buscar relacionamentos que nos engrandeçam e nos façam crescer, esse é o maior investimento que podemos fazer em nossas vidas, que tragam maior valor pessoal e respeito próprio.

Em terceiro lugar, APRENDER, diariamente recebemos informações de todos os lados o que nos remete a aprendermos sempre alguma coisa nova, devemos ocupar esse tempo para refletir e ajudar a nos desenvolver como profissionais e como pessoas, para vivermos melhor, não podemos esquecer que a vida é um aprendizado contínuo e nunca saberemos tudo, sempre teremos algo novo para aprender, necessitamos ser humildes para ouvir as pessoas e também de reconhecer nossas limitações sempre apreciando todos os recursos que nos são disponibilizados.

A quarta e o objetivo desse artigo é DEIXAR UM LEGADO, quando falei em herança para os outros não tem nada a ver com material ou propriedades, o significado é muito mais do que isso, é intangível. As pessoas precisam pensar o que na vida te faz sentir que você faz a “DIFERENÇA”. Quer seja através de trabalho voluntário, compartilhando novas ideias, tomando iniciativa em projetos que façam a diferença na vida das pessoas, contribuindo, servindo aos outros. Pense nisso, tenha certeza que você ficará muito mais feliz se deixar um legado, e estará contribuindo para um bem social, pessoal ou profissional , e também completando o PDCA das quatro necessidades básicas que temos nessa vida. Eu estou procurando fazer minha parte, e já me sinto muito feliz com isso.

“Uma vida longa, saudável e feliz é o resultado de contribuições, de projetos significativos que sejam pessoalmente animadores e que contribuam e abençoem a vida dos outros” (Hans Seye)

E você, já pensou qual é seu LEGADO?

* Leonardo é Coordenador de Sistemas da Qualidade na Fras-le S.A, formado em Administração de Empresas, instrutor e palestrante de treinamentos relacionados à qualidade. Foi Presidente do Comitê da Serra Gaúcha e diretor de Desenvolvimento e Competitividade Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) (2008 a 2011). Avaliador do PGQP (2002/2003), Examinador PQRS - Nível III (2004 a 2006), Juiz Relator do PQRS (2007 a 2011).

Site: www.centraldaqualidade.com / E-mail: byleo@pop.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: conhecimento herança Legado Pessoas