Lição de vendas dos super-heróis

O que os super heróis podem lhe ensinar sobre vendas?

 

Eu considero os vendedores verdadeiros heróis que movem a economia mundial apesar do preconceito e todas as dificuldades diárias que enfrentam para conseguir bater as suas metas. Por isso decidi compartilhar com todos eles algumas lições de seus colegas de que escolheram outra carreira para tentar salvar o mundo.


Todos sabem que o Batman não possui superpoderes como os demais heróis então seguiu o conselho de Thomas Edison, um dos mais célebres inventores de todos os tempos que disse que “o talento é 1% inspiração e 99% transpiração” e obteve a sua força com treinamento constante, inteligência, disciplina e estratégia.


O primeiro ensinamento do Batman é treinamento constante, ou seja, nunca acredite que não possa aperfeiçoar as suas técnicas, então em vendas educação continuada é um diferencial para aquele que deseja aumentar os seus resultados.


O segundo ensinamento é conheça profundamente o seu cliente e o mercado que atua. Batman nunca age por impulso sempre tem um plano elaborado de como dominar determinada situação. Em vendas significa saber tudo sobre a concorrência, possíveis objeções e sobre as necessidades do cliente. Se preparar para a visita é essencial para uma venda bem sucedida.


O profissional de vendas deve possuir sentidos apurados como os do Superman sendo capaz de enxergar a grandes distâncias, ver através de objetos usando a visão de raios-X, além de uma super-audição.


O uso diário destes sentidos em vendas equivale a enxergar a grande distancia as oportunidades de negócios e clientes que a concorrência ainda não percebeu.


Utilizar a sua visão de raios-X vendedora para ver através da cortina de fumaça lançada pelas objeções do cliente e aprender que a habilidade de super ouvir o que realmente o cliente está falando para assim levantar as suas necessidades.


Todo mundo reconhece a força do Hulk, mas como ela pode ser utilizada em vendas?
Lembre-se de que nada pode parar o Hulk, sendo assim a obstinação é o seu diferencial, enquanto não destruir os seus inimigos ele não desiste.


Em vendas a obstinação e persistência são essenciais, basta ter um objetivo concreto e não parar enquanto não atingi-lo, além disso, não se incomodar com a possibilidade de fracasso, pois em vendas você deve recuperar rápido de qualquer coisa que dê errado.
O fato de perder uma venda para um cliente não significa que você irá perder no próximo então não perca a calma entre um processo de vendas e outro.


O Sentido Aranha é um poder que permite que o homem aranha sinta o perigo ao seu redor evitando assim um golpe surpresa.


Em vendas este sentido aranha é conhecido como intuição ou sexto sentido, mas para utiliza-lo com eficiência em vendas você tem que estar focado no cliente, ou seja, ouvir o que ele não está falando, observar a linguagem corporal não verbal, avaliar o ambiente ao seu redor para assim conseguir estabelecer um rapport eficaz.


Além disso, o homem aranha enfrenta todos os seus desafios com bom humor. O bom humor abre portas em vendas.


O Arqueiro verde também não possui superpoderes, mas treinou muito até poder usar o capuz verde e seu arco e flecha com excelência, sabe-se que ele pode acertar dentro do cano de uma arma e até dividir um pingo de agua ao meio. Além disso, ele utiliza diversos tipos de flechas como explosivas, criogênicas, elétricas, de gás, com rede etc...
O arqueiro nos ensina duas lições preciosas:


Manter o foco e a concentração mesmo sobre pressão. Imagine encarar alguém armado apenas com arco e flecha, já que para acertar no meio do cano de uma arma exige que você esteja em frente dela, ou seja, na linha de tiro para isso você tem que confiar em suas habilidades. Então quando estiver numa negociação difícil ou um cliente arredio encare o desafio de frente usando com maestria as suas habilidades de vendas.


A segunda lição é saber usar as ferramentas de vendas adequadas para cada situação ou estagio de venda, igual o arqueiro utiliza uma flecha especifica para cada situação.


A Mulher Maravilha é uma semideusa, filha de Hipólita e de Zeus considerada uma das heroínas mais poderosas do universo de super-heróis possui dezenas de poderes dentre eles dois que podem ser utilizados na área de vendas por qualquer mortal.


Uma é a empatia que basicamente é conseguir se colocar no lugar do outro que em vendas é uma habilidade poderosa para entender as necessidades do seu cliente, além disso, a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Afinal vendas não é o processo de ajudar as pessoas a tomarem a melhor decisão de compra?


E o outro é ser omni-linguista. Calma não se assuste já vou lhe explicar.


Omni-linguista é uma pessoa que é capaz de falar todas as línguas existentes mesmo as já extintas.


Mas fique tranquilo no caso de vendas deve-se dominar apenas uma língua:


A língua do cliente, pois se você não conseguir falar com o cliente de modo que ele compreenda exatamente o que você está dizendo, dificilmente conseguirá fechar uma venda com ele.


Você percebeu que qualquer um dos ensinamentos pode ser aplicado em vendas, então mãos a obra porque ainda temos metas para bater.


Suce$$o e boas vendas.

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(2)
Tags: clientes coach coaching liderança negociação recinella vendas