Mais comentada

Lições que se aprende com a dor

Lições que alguns empresários aprendem somente depois de quebrar a cara, porém, se fossem menos orgulhosos, mais responsáveis e menos apegados, aprenderiam mais rápido e teriam resultados mais efetivos.

10 lições que alguns empresários aprendem somente depois de quebrar a cara, porém, se fossem menos orgulhosos, mais responsáveis e menos apegados, aprenderiam mais rápido e teriam resultados mais efetivos:

1. Lucro é diferente de Receita / Faturamento.

2. Pró-labore é diferente de participação de lucro. A desgraça acontece quando se faz da participação de lucro, que ainda não existe, o seu pró-labore.

3. Crescer dói: envolve mais capital de giro, mais investimento, mais gente capacitada para trabalhar, mais concorrência pra te derrubar, mais pressão da sociedade.

4. Resultados efetivos aparecem somente depois de 4 ou 5 anos de muito trabalho duro, e olha lá, o resto é conversa fiada.

5. O contador é seu aliado, não seu inimigo, diferente do advogado, que também é seu amigo, mas cobra mais caro.

6. As pessoas não se importam muito com o seu sonho, mas se você não sonhar, não evolui.

7. Não é o que você diz, é o que as pessoas percebem. Vale para produto ou serviço.

8. Quanto mais a empresa cresce, mais você tenta manter o controle até que você fica doente de tanto querer controlar tudo.

9. Quanto mais se ignora a gestão, maior a chance de quebrar a empresa. Empreendedor é diferente de Administrador que, por sua vez, é diferente do Técnico (Michael Gerber).

10. A felicidade é um fluxo de caixa positivo (Jeffrey Timmons), portanto, até o fluxo se ajuste, seja comedido. Sem isso, o sofrimento é inevitável.

Pense nisso e, enquanto o negócio não prosperar, mantenha a mão-de-ferro no fluxo de caixa, dedique tempo para a prospeção de clientes e não esqueça de rever os seus conceitos. O mercado é extremamente cruel e depois de quebrar, os amigos, em geral, somem.

Abrir uma empresa é fácil; difícil é mantê-la de pé sem perder o sono e a saúde. Pense nisso e empreenda mais e melhor!

 

Avalie este artigo:
(3)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração