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Liderar X administrar X gerenciar. Desmistificando conceitos

As Organizações acreditam que precisam criar certa hierarquia, independentemente de serem governamentais ou não, particulares ou religiosas. Para isso criam uma estrutura organizacional onde dispõem as funções a serem exercidas pelas pessoas. Determinam cargos...

Sonia Jordão,
Por Sonia Jordão

Tenho visto em algumas ocasiões que até mesmo pessoas com grande conhecimento na área confundem alguns conceitos. Pensam que liderar é a mesma coisa que administrar e que chefiar. Visando desmistificar esses conceitos resolvi escrever este artigo. Ser líder é diferente de ser administrador, gerente ou chefe.

Alguns cargos necessitam que a pessoa que o exerça, tenha uma grande habilidade de administrar, outros requerem uma grande capacidade de liderar. Existem cargos, como por exemplo, de um auxiliar de operação, que podem não necessitar de nenhuma das duas habilidades. Para saber qual a habilidade necessária a quem for desempenhar a função, é preciso pensar quais atribuições e responsabilidades são inerentes àquele cargo.

As Organizações acreditam que precisam criar certa hierarquia, independentemente de serem governamentais ou não, particulares ou religiosas. Para isso criam uma estrutura organizacional onde dispõem as funções a serem exercidas pelas pessoas. Determinam cargos, onde um é superior a outro, geralmente fazem um organograma dispondo as diversas funções. Esses cargos podem ser ocupados por pessoas que foram promovidas a eles como um prêmio, por merecimento. Outros ocupam determinados cargos porque são sócios ou acionistas. Às vezes, são eleitos para o cargo, como é o caso dos governantes. Também podem ser demitidos, depostos e ainda o cargo pode ser temporário ou vitalício.

Veja o exemplo de alguns cargos de chefia em algumas organizações:

 Governo: Presidente, Governador, Prefeito, etc.
 Igreja católica: Papa, Cardeal, Arcebispo, Bispo, etc.
 Exército: General, Coronel, Major, Capitão, Tenente, etc.
 Empresas: Presidente, Diretor, Gerente, Supervisor, etc.

Enfim, quando você é gerente você exerce o ato de gerenciar, quando você é um presidente, exerce o ato de presidir. E você preside ou gerencia alguma coisa, alguma organização. Para ocupar cargos de chefia é bom que as pessoas procurem desenvolver duas habilidades: liderança e capacidade de administrar. Assim irão conseguir ter sucesso em suas funções.

Veja a diferença: Chefiar, ocupar algum cargo, é uma situação, liderar e administrar são habilidades. Alguém pode ocupar um cargo de chefia sem ser um bom líder ou sem ter a capacidade de administrar.

 Liderar é a habilidade de lidar com gente. É ser capaz de influenciar pessoas a agirem de uma determinada forma. É conseguir resultados através das atitudes e comportamentos de outras pessoas.
 Já administrar é cuidar de recursos tecnológicos, materiais, físicos, financeiros; lidar com papéis, coisas, processos.
 Gerenciar e chefiar é função, cargo. Um chefe pode ser nomeado numa hierarquia, independentemente de possuir ou não as habilidades necessárias.

Existem vários líderes com espírito empreendedor, entusiasmados, dinâmicos, auto motivados e que conseguem influenciar várias pessoas a fazerem o que eles querem, mas completamente ineficazes como administradores.

Você pode ser um gerente e não conseguir ser o líder da equipe e pode conseguir que uma equipe faça o que você quer sem estar ocupando algum cargo de chefia.

Imagine um grande atleta. Para ser considerado como tal tem de ter nascido com a habilidade para praticar aquele esporte e ainda precisará treinar muito. Agora, para você ser um bom atleta não precisa ter nascido com a habilidade. Se você treinar muito consegue ser bom naquele esporte. Alguém com muita habilidade para um determinado esporte pode também chegar a ser um bom atleta, mesmo sem treinar muito.

Assim também, alguém conseguirá ser um bom administrador ou um bom líder sem ter nascido com a habilidade. Como liderança e capacidade de administrar são habilidades, algumas pessoas podem nascer com elas e outras podem desenvolvê-las com o tempo. Agora, para que alguém se destaque como um excelente líder ou administrador, terá de ter nascido com algumas características básicas e ainda precisará treinar a habilidade.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro "A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado", e dos livros de bolso "E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo" e "E agora, Lívia? – Desafios da liderança".

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

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