Mais comentada

Marketing de nicho

Wagner Ribeiro,
Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Em geral, os profissionais de marketing identificam nichos subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura por um mix de benefícios distinto. Por exemplo, o segmento de fumantes inclui aqueles que estão tentando parar de fumar e aqueles que não se preocupa com isso.

Enquanto os segmentos são grandes e atraem vários concorrentes, os nichos são pequenos e normalmente atraem apenas um ou dois concorrentes. Grandes empresas como a IBM perdem espaços de seu mercado para os nichos.

As empresas que praticam marketing de nicho entendem tão bem as necessidades de seus clientes que eles concordam em pagar um preço Premium. A Ferrari cobra um preço alto pelos seus carros porque os clientes fiéis acham que nenhum outro automóvel é capaz de oferecer tantos benefícios de produto, serviço e mercado.

Um nicho atraente tem as seguintes características:

Os clientes têm um conjunto de necessidades distintas;
Os clientes concordam em pagar um preço mais alto à empresa que melhor suprir essas necessidades;
O nicho não costuma atrair outros concorrentes, e
O nicho gera receitas por meio da especialização e tem potencial para crescer e gerar lucros maiores.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: marketing

Vagas de trabalho