Minhas impressões sobre o Synergy 2018

Primeira edição brasileira do Synergy voltada para o mercado contábil aconteceu no final de agosto em Florianópolis (SC)

Hoje eu gostaria de falar um pouco aqui no Portal Administradores sobre as minhas impressões após participar do Synergy 2018.

Na última semana de agosto, nos dias 30 e 31, aconteceu em Florianópolis (SC) a 1ª edição brasileira do Synergy totalmente voltada para o mercado contábil, evento de reconhecimento global organizado pela Thomson Reuters em diversos países.

Durante dois dias, clientes, colaboradores e parceiros das soluções Domínio da Thomson Reuters estiveram imersos em um universo repleto de tecnologia, conhecimento e, claro, contabilidade!

Inspirado na concorrida conferência para contadores que ocorre anualmente nos Estados Unidos (este ano acontecerá em Orlando na Flórida no mês de novembro), a versão tupiniquim do Synergy foi surpreendente e, mesmo diante de muita expectativa (pelo menos a minha era altíssima), conseguiu excedê-la.

Surpreendente, pelo fato de ter ido muito além de excelentes palestras e painéis, o que geralmente espera-se e se configuram nos principais atrativos de eventos desta natureza.

Bernardinho, Ricardo Amorim, Marcos Piangers, Jonathan Formiga e os demais palestrantes presentes no Synergy, abordaram com propriedade e trouxeram à tona, dentro da área de atuação e conhecimento de cada um, discussões e reflexões extremamente relevantes sobre o cenário econômico brasileiro, liderança, inovação, criatividade, SPED, eSocial, entre outros assuntos.

As exposições e apresentações realizadas por alguns dos membros da equipe da Domínio também foram fantásticas, com destaque para a aguardada apresentação da plataforma Onvio realizada pelo Marcondes Borba, diretor das Soluções Domínio. Quanta inovação e tecnologia virão por aí, hein!? E o melhor de tudo, as novidades começarão a ser disponibilizadas já no início do próximo ano!

Antes de você seguir lendo minhas considerações sobre o evento, recomendo que você dê uma olhada em alguns trechos do significado da palavra sinergia extraído do dicionário Michaelis:

“Ação conjunta de forças simultâneas; coesão, cooperação. Cooperação entre grupos ou pessoas em benefício de um objetivo comum.”

Confesso que eu nunca havia participado de um evento cujo nome tivesse sido escolhido de forma tão apropriada e certeira. Quem esteve presente, certamente já entendeu o que eu estou querendo dizer.

Profissionais de produto, do suporte, do desenvolvimento, dos mais variados setores da Domínio também estavam lá. Prontos e disponíveis para trocar ideias, recomendar, ouvir sugestões e críticas.

E o que foram aquelas mesas redondas!? Na minha opinião, esse foi o grande momento do evento (o pessoal do Papas na Língua que me desculpe)!

Durante cerca de 2 horas, profissionais contábeis de todo o Brasil interagiram em grupos de 8 pessoas (pré-definidos para garantir o máximo de pluralidade e diversidade) visando a troca de experiências e reflexões sobre alguns temas propostos pela equipe do evento. Confesso que em alguns momentos, eu torci para que a mesa-redonda que eu participei durasse pelo menos umas 24 horas.

Essa mesma dinâmica já acontecia de forma natural, mesmo que mais tímida, durante os almoços e jantares, pois os participantes do evento eram “obrigados” a sentar com pessoas que não conheciam.

“Lá no Tocantins a realidade do mercado é a seguinte…”

“Aqui em Floripa nós costumamos…”

“Como você lida com essa questão no Amapá?”

“No Rio Grande do Sul os clientes querem…”

“Em São Paulo não funciona desta forma...

Foram momentos e experiências incríveis que certamente geraram valores e conhecimentos inestimáveis a todos os participantes.

Para encerrar meu relato, eu gostaria de fazer apenas uma pergunta.

Já posso fazer a minha inscrição para o Synergy 2020?

 

Rodrigo Ferreira, gerente de atendimento e marketing da Artdata Contábil, é cliente (e fã) das Soluções Domínio da Thomson Reuters.

 

* Conteúdo adaptado do texto original publicado no Blog da Domínio - Thomson Reuters.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Artdata Contábil Conhecimento Contabilidade Domínio Sistemas Eventos inovação Mercado Contábil Synergy Synergy 2018 Tecnologia Thomson Reuters