Missão, Visão, Valores e Objetivos Empresariais

Um passo importante em uma organização, é definir sua missão, visão, valor e objetivos.

É importante deixar essas questões claras tanto para sua força de trabalho como para seus clientes e parceiros. 

Á partir da definição desses quatro elementos, é possível traçar estratégias, direcionar recursos, firmar parcerias e mostrar transparência o seu público alvo.

Missão
Segundo Peter Harazim, diretor da Hicon Consultoria, a missão da organização é a razão da sua existência e objetivos a serem alcançados pela mesma. 
Definir a missão de uma empresa é definir sua Identidade Organizacional, já que, em uma empresa existem diversos stakeholders, que precisam conhecer o propósito, qual o motivo da existência daquela organização e o que dela podem esperar.
A missão faz parte do plano estratégico da empresa e pode assim como a estratégia, mudar com o passar do tempo. 
Exemplo de Missão do Grupo Pão de Açucar: “Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas”.

Visão
Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso", ou seja, a visão pode ser definida como a direção que a organização desejada seguir, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a organização espera e deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.
Exemplo de Visão da empresa Chocolates Brasil Cacau: “Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis".

Valores
Valores são as “normas” de uma empresa, é aquilo que ela acredita ser correto, ético, moral, aquilo que ela preza como convicção e fundamento para seu modo de agir, são princípios que guiam a vida da organização. Valores podem ser considerados como a filosofia de uma organização.
Exemplo de Valores da empresa Fiat: “Satisfação do cliente, ele é a razão da existência de qualquer negócio. Valorização e respeito às pessoas, são as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível”.

Objetivos
Os objetivos são os resultados que a empresa pretende realizar. No processo de definição, é importante definir objetivos com critérios quantificáveis como, fatia de mercado, faturamento total ou número de clientes por exemplo. Devem ser objetivos que possam depois ser medidos por indicadores, pois assim os resultados podem ser avaliados na etapa de controle.

Os objetivos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.

Thomas Watson Jr, Presidente da Computing-Tabulating-Recording Company, empresa que deu origem à IBM, acreditava que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma organização, era a questão de até que ponto a organização aproveitava bem o talento de seu pessoal e como ela mantinha e direcionava a sua equipe em torno dos objetivos da emrpesa.

Ao traçar os objetivos, observe se eles são claros, alcançáveis e ao mesmo tempo desafiadores, que sejam conhecidos e acreditados por todos na empresa.
Exemplo de objetivo: “Aumentar a satisfação dos clientes em 15%” ou "Firmar parceria com universidades para capacitação dos colaboradores".

É importante que missão, visão, valor e objetivos, sejam de fato aquilo que a empresa representa e onde ela quer chegar. Não adianta ser algo simplesmente da boca pra fora ou algo bonito para fazer uma boa imagem. É preciso ser algo que de fato seja cuprido e que esteja dentro da capacidade empresarial. 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: estratégia missão objetivos valores visão

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração