Mais comentada

Motivação e Satisfação no Ambiente de trabalho

A única razão pela qual procuramos trabalhar é por que alguém esta precisando desse nosso empenho, ou seja, trabalhamos para nos ajudarmos mutuamente a sobreviver. Não só para nossas necessidades pessoais,mas também para interagirmos com os que nos oferecem essa oportunidade.

Claudia Assis,
Ola,

Já estava sentindo falta desse contato com vocês, minhas ocupações diárias me tiram muito o tempo. Mesmo assim, minha satisfação é muito grande em poder compartilhar com você um minutinho de sua atenção. Obrigado pelo espaço.


Sabemos muito bem, que trabalhamos por uma necessidade não básica, mas fundamental em nossas vidas. Afinal é mediante a esse empenho que encontramos respostas para os nossos desejos. Isso porque alguém esta precisando desse nosso esforço, seja na família ou nos negócios. E nada melhor do que procuramos essa realização de forma positiva.


Que todos nós temos nossos momentos de mau humor, disso todos nós sabemos. Mas esse é um inimigo que precisamos derrubar nas primeiras horas do dia. Pois não podemos esquecer que dele (o Humor) demanda toda cordialidade, respeito, carinho, compreensão, afeto, sorriso, alegria e muito mais. Logo para que você se sinta bem em seu local de trabalho é necessário estar bem consigo mesmo em primeiro lugar.


Li outro dia um pequeno texto que dizia assim: Pessoas Inteligentes falam sobre idéias, pessoas comuns falam de coisas e pessoas medíocres falam de pessoas. Achei interessante porque costumamos ouvir muito comentários desagradáveis á respeito de nossos colegas de trabalho ou até mesmo, de nós mesmos. E sempre vem de forma inesperada e quase nunca sabemos quem disse. Ou seja, um verdadeiro disse me disse. Isso atrapalha muito a convivência entre as pessoas. Por isso, evite falar de si mesmo, compartilhar seu ponto de vista, e procure respeitar as desigualdades e o comportamento de alguns de seus colegas.


Seja Profissional!Afinal foi pra isso que você foi contratado, para execução de tarefas a você imposta. E não precisa anunciar aos quatro ventos uma conquista que acabou de realizar, deixe que esse resultado do seu trabalho seja sua maior publicidade. Evitando gerar inveja e intrigas entre seus companheiros,tornando assim o ambiente mais agradável. Nada como ser reconhecido pelos seus méritos não é mesmo?


Fatores extrínsecos, como os amigos de trabalho, problemas com a família, alguém que esta doente, problemas financeiros, ou até mesmo briguinhas tolas sem motivos aparentes, afetam suas relações interpessoais. E isso poderá afetar seu rendimento na produtividade do trabalho. Mas não podemos esquecer que às vezes o problema também pode estar dentro de você, o que chamamos de isolamento físico ou mental. E isso é muito mau. Pois dará a ligeira impressão de que você esta sempre mal humorado ou que não está satisfeito, com o que esta fazendo.


Por isso, muitas empresas hoje estão investindo no quesito ALEGRIA. Estão procurando cada vez mais mecanismos que levem seus colaboradores ao estímulo e interesse em desempenharem suas atividades de forma mais agradável. Isso porque com o fim do ciclo industrial, onde o que mais importava era o resultado na produtividade, passou-se a observar que o melhor investimento a ser feito, é investir nas pessoas. Essa é a mais nova concepção de Administração hoje. Gerir Pessoas. Assim sendo, observaram que pessoas felizes, alegres, conseguem desempenhar com mais facilidade suas atividades,tornando o ambiente mais agradável , aumentando a união entre as equipes e amenizando o stress.


E Segundo Maximiano, Motivação vem da palavra latina movere, que significa mover, entrar em ação, ter atitude. Daí a necessidade urgente de você entrar em ação. Não fique no isolamento. Interaja com as pessoas, sorria, seja educado e atencioso. Crie metas para poder alcançar seu objetivo. Planeje um alvo que lhe impulsione a se movimentar e que aumente sua auto-estima. Isso fará muita diferença entre você e seus colegas de trabalho. Então?O que você esta esperando?Mexa-se!! Pense rapidamente no que você precisa no momento e onde você pretende chegar. Esses são alguns fatores que podem alterar sua rotina diária.


O mercado hoje vive em busca de pessoas que criam idéias novas, que inovem que falem com inteligência e conhecimento de causa, que resolvam problemas, que tenham habilidades e que executem com destreza suas tarefas. E isso depende única e exclusivamente de você! Procure estudar mais a respeito da sua função, procure estar informado a respeito de como andam as movimentações no mercado financeiro, procure conhecer mais do produto que você esta trabalhando, suas características, suas funcionalidades e quais benefícios trarão a quem se destina esse resultado. E acredite! Isso não é um "bicho de sete cabeças". Você pode buscar se interar nisso tudo basta você querer! Ter força de vontade! E acreditar em si mesmo.


Você é uma pessoa dotada de inteligência. E essa arma ninguém pode tirar de você! Use-as para cada ocasião de forma precisa. Um exemplo é sua Inteligência Verbal, saiba dominar as palavras com criatividade. Evite Gírias e intimidades com seus colegas, evite gritar com as pessoas, modere sempre seu tom de voz. Trate as pessoas com cordialidade, em geral as pessoas costumam responder da mesma forma com que são tratadas. Mas em se tratando de ambiente de trabalho é melhor pensar duas vezes antes de tomar qualquer atitude. Qualquer embaraço comprometerá toda sua jornada. Portanto use sua inteligência para não se deixar envolver em questões paralelas. Seja profissional! Negócios a parte, e brincadeiras do lado de fora. Mantenha firme sua Ética Profissional. Mostre que você é uma pessoa comprometida com seu trabalho.

Somos motivados a executar uma ação, em função daquilo que esta a nossa frente, aquilo que estamos pensando ou desejando, seja fisicamente ou materialmente. Nesse contexto o que queremos é a conquista desse feito.

Isso nos leva a crer que, se estivermos focados em nosso trabalho e se fizermos com prazer nossa incumbência, nosso resultado será satisfatório!


A satisfação nada mais é do que um estado de contentamento. É o deleite de respirar a sensação de que algo foi cumprido. Seja através de sensações físicas ou recebimentos materiais. Para uns ela pode vir através de gratificações, salários altos, carros, roupas novas dentre outros. Para outros pode vir, na simples sensação do dever cumprido! Seja qual for a sua necessidade, vale lembrar que nada disso tem importância se você não estiver feliz! Prazeres matérias e momentos físicos vão aparecer sempre. Mas meu desejo é que você se torne uma pessoa realizada profissionalmente.


As portas se abriram quando você perceber que você possui um enorme potencial capaz de mudar o rumo de sua historia. Tudo ao seu redor, do mais simples ao mais sofisticado, só trará prazer no seu trabalho se você estiver bem. Portanto, seja você mesmo!Não imite ninguém!Seja autentico!Seja simples!Seja humilde!Seja batalhador! Seja Verdadeiro. E nunca, jamais olhe para a grama do vizinho como se ela fosse mais verde que a sua. Lute com as armas que esta ao alcance de suas mãos. Ore todos os dias e agradeça sempre por cada dia de labuta.


Assim, tenho certeza de que você encontrará sempre motivação e satisfação no seu ambiente de trabalho. Sem jamais pensar em desistir, parar ou recuar. Avante! Você é guerreiro, forte e valente! Não olhe para os lados e não se importe com os que desejam sua derrota, apenas acredite que você já é um vencedor. Derrubar vários leões no decorrer do seu dia, já lhe torna diferente. Problemas todos nós temos, a diferença é que pra muitos eles vem de forma diferente. Siga em frente! Como diz o poeta:

                      "Caminhando e cantando 
                         E seguindo a canção
                          Somos todos iguais
                           Braços dados ou não
                            Nas escolas, nas ruas
                              Campos, construções
                                 Caminhando e cantando
                                      E seguindo a canção...

                                          Vem, vamos embora
                                             Que esperar não é saber
                                               Quem sabe faz a hora
                                                  Não espera acontecer..."
Então? Vamos erguer a cabeça e seguir enfrente!Motivados e Satisfeitos! 

Espero que voce possa se senitr bem em tudo o que voce estiver realizando. E se voce deseja ir além. Não desista de Sonhar.Mas sonhe com pés firme no chão, sem medo de arriscar, sem medo de ser feliz!

Até a próxima,

Um abraço forte,

Claudia Assis
Gestora Empresarial

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Motivação Satisfação e Realização. Propulsores de Crescimento do Intelecto e de Alegria.

Shopping