Mais comentada

Motivação: Um fator chave para o sucesso

Adm. Ronaldo,
Mais e mais as empresas demandam pessoas comprometidas com o futuro. E, nesse jogo, não basta ter um planejamento e uma visão, é preciso ter motivação.

Motivação é a força capaz de estimular as pessoas a buscarem seus objetivos. Alguns estudiosos argumentam que é muita pretensão pensar que um ser humano possa motivar seus semelhantes. Embora seja preciso reconhecer a existência de tal restrição. Todos nós estamos cientes de que isso não altera a necessidade e a importância da motivação.

A motivação geralmente se revela por meio de expressões e gestos positivos, tais como um sorriso, uma expressão solícita, um olhar confiante ou uma postura tranqüila. Já a cabeça apoiada, aparência desalinhada, inclinação do corpo para trás e postura displicente podem ser interpretadas como sinais de desmotivação, que, aliás, transforma a pessoa num ser do tipo apático e monótono, sem visão de seu futuro e sem identificação de sua missão.

A motivação nasce a partir de uma necessidade. Tal necessidade depende de fatores, sejam estes internos ou externos, para a sua satisfação. Entre os fatores internos, estão aqueles que dependem apenas da pessoa para a realização, como a exemplo da fome, que depende apenas da vontade da pessoa em se alimentar para satisfazer a necessidade. Entre os fatores externos, estão aqueles que o ambiente oferece para melhor busca de seus objetivos, vejamos algumas dicas de acordo com Prof. Marins:

1-) Afaste-se de fatos negativos – Coisas ruins só trazem sentimentos negativos;
2-) Acredite nas suas idéias positivas – Acreditar em você mesmo ajuda a procurar melhores resultados;
3-) Não reclame das coisas – Sempre que possível procure soluções;
4-) Cultive a alegria e o bom humor – Distribuir sorrisos é a melhor maneira de persistir na caminhada;
5-) Ilumine seu ambiente de trabalho e sua casa – Viver ao redor de cores claras transmite maior grau de segurança;
6-) Colabore com as pessoas – Ajudar sempre que necessário faz com que você conheça suas habilidades e aptidões;
7-) Surpreenda as pessoas com momentos mágicos – Com isso você receberá um feedback agradabilíssimo; e
8-) Faça tudo com sentimento de perfeição – Fazer as coisas de um modo assertivo garante a você o sucesso.

A pouco foi citado que uma pessoa não é capaz de motivar outra, mas o meu ponto de vista é divergente a isso; uma pessoa é sim capaz de motivar outra. Se pegarmos um conceito de motivação vamos ver que podemos estimular e impulsionar as pessoas a correrem em busca de seus objetivos. Veja algumas recomendações feitas para motivar pessoas:

A– Valorize as pessoas – Observe as pessoas sem preconceito, concentrando a atenção principalmente nos fatores relacionados ao desempenho;
B– Reconheça os avanços – Cada grupo deve ser reconhecido e todos os seus êxitos devem ser elogiados e recebidos de modo animador. Elogios sinceros e demonstrações de apreço dão às pessoas um senso de vitória; C– Encoraje iniciativas – Crie condições favoráveis para que as pessoas manifestem suas próprias iniciativas; e
D– Ofereça incentivos – Incentivos são recursos importantes para ajudar na motivação das pessoas. Incentive-as a atingir seus projetos de vida.

Com isso, podemos afirmar que a motivação é o grande elo para um bom desempenho. É ela que faz com que as pessoas se tornem pró-ativas, alcançando a realização de seus ideais. Agora é com você! Aplique as dicas acima e corra atrás do seu sucesso.

Boa sorte!







Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping