Mais comentada

Mulheres na liderança, uma conquista merecida

O grande desafios que as mulheres vem encontrando para entrar de vez no comando das empresas, parece estar no fim, exatamente pela persistência e habilidades que elas possuem. Pesquisa feita pelo IBGE, no Brasil, as mulheres são 51,4%, sendo a maioria da população no Brasil. E empresas lideradas por elas tem 21% mais rendimentos que os homens. (Estudo feito pela consultoria financeira McKinsey)

Mulheres na Liderança, uma conquista merecida.

Pesquisa feita pelo IBGE, no Brasil, as mulheres são 51,4%, sendo a maioria da população no Brasil.
Hoje no Brasil as mulheres têm menos filhos, sobrando muito mais tempo para ganhar espaço no mercado, porque habilidades elas têm, o grande desafio são os cargos de liderança.

Segundo Abílio Diniz, não há diferença entre a liderança masculina e feminina, mas eu acredito que existem alguns pontos que as mulheres levam ampla vantagens.
Para sobreviver neste mundo dominado pelos homens, as mulheres estão se preparando cada vez mais e usando estratégias, algumas iguais a dos homens e outras totalmente particulares. Devido ser um grande desafio são cobradas pela forma de pensar, agir e a postura em busca do tão disputado comando nas empresas.

Algumas sacadas das mulheres Líderes

Trabalham com muito mais determinação na busca de seus sonhos e objetivos;
Facilidade em realizar várias tarefas ao mesmo tempo:
• Trabalhar fora;
• Cuidar de todos os detalhes do filho nas atividades que ele tem, tais como, escola, aula de inglês, academia, aula de música, entre outras;
• Ainda administrar toda atividade da casa, claro que tem homens que participam muito destas atividades, mas a coordenação é delas;
• Ainda arranja tempo para exercícios físicos;
São capazes de identificar e abandonar as coisas que estão atrapalhando sua vida;
Trabalham melhor o seu marketing pessoal;
Marketing Pessoal: Como conseguir Alta Performance
Postura admirável, estão sempre de cabeça erguida e equilibrada, dominam o tom de voz sem ser arrogante;

Características marcantes

Cooperação: Assim o trabalho em equipe é mais efetivo, pela facilidade de inclusão e contenção das pessoas;
Organização: Maior facilidade de organização e tomada de decisão no que tem a fazer, se precisar pega uma vassoura e varre a sala de reunião;
Compartilha o poder com seus liderados, chama eles para a responsabilidade;
O incrível poder de empatia, gerando facilidades de seus liderados tornarem-se seus fãs e trabalharem mais felizes;
Quando tem oportunidade de assumir um cargo de liderança encaram o desafio com muita determinação;

Habilidades

Intuição acentuada;
Grau de comunicação elevado;
Habilidade de persuadir e Influenciar pessoas;
Resiliência nas dificuldades;
Conseguem um grau de estratégia bem elevado;
Facilidade de administrar várias coisas ao mesmo tempo;

Desafios da mulher na liderança

Muitas vezes tem rejeição por parte de algumas pessoas em achar que por ser mulher não irá exercer sua autoridade e resolver determinados assuntos, muitos colaboradores acham estranho serem liderados por uma mulher, isso ainda é causado pelo pequeno número de mulheres no comando.
Como eu disse no início, a mulher tem que superar o grande número de atividades entre o trabalho e a vida particular, exige muita habilidade e tem que ser flexível;
Por incrível que pareça a restrição maior da mulher líder é a concorrência ou a inveja das próprias mulheres, que não conseguem aceitar uma promoção, algumas que estavam buscando a mesma posição ou aquelas que sabem que não tem capacidade, mas que não aceitam e fazem tudo para não dar certo, forçando assim uma atuação maior para liderar estas pessoas;
A mulher ainda tem necessidade de criar uma identidade própria, sem incorporar elementos utilizados pelo homem, o que pode ser um ponto marcante para elas, que acabam desenvolvendo coisas novas. Afinal Albert Einstein já dizia: “Que a melhor definição de insanidade é, fazer as mesmas coisas todo dia e esperar resultados diferentes”.
Para superar tudo isso a mulher tem que colocar suas habilidades para funcionar, Inteligência emocional, persuasão e influência, resiliência, marketing pessoal.
Desenvolver técnicas de liderança, tais como, saber traçar o perfil de seus liderados (método DISC), desenvolver o hábito de dar Feedbacks;

Pontos a serem considerados

Estudo feito pela consultoria financeira McKinsey publicado recentemente, empresas lideradas por mulheres tem 21% de rendimento acima da média industrial, na Austrália onde aponta o maior índice de mulheres na liderança, aponta que mais de 20% das empresas tem mulheres na liderança e 30% destas empresas tem mulheres em cargos diretivos.
O ano de 2018 começou em destaque para mulheres na liderança, a inserção dela em cargos de liderança está cada vez mais aceita mundialmente, logo deixará de ser notícias em destaques quando uma mulher assume um cargo importante.
Alguns pontos que deixo como orientação para todos os líderes.
1. Não tenha medo de errar, pois ele faz parte das principais decisões;
Leia o artigo: Você já deixou de fazer alguma coisa porque teve medo?
2. Sempre pense em progredir, subir na corporação;
3. Não tenha receio de ensinar o que você sabe, ensinando irá aprender muito mais e os resultados serão melhores;
4. Procure aprimorar suas habilidades Inteligência emocional, persuasão e influência, resiliência, marketing pessoal e principalmente gestão do tempo; mcmetadigital.com.br
5. Procure estar nas mídias sociais, escreva artigos, coloque no Linkedin;
6. Lembre-se que tem que deixar um legado;
7. Não tenha medo de dizer não, está diretamente ligado a sua credibilidade e seu tempo;
8. Tenha em mãos sempre um plano B e C;
9. Nunca desista, lembre-se que Henry Ford já dizia: “As pessoas não são incapacitadas, o problema é que elas desistem. ”
10. Capacidade de relacionamento e comunicação, seja claro em tudo que for fazer;
11. Aprenda a treinar seus liderados, tudo o que for fazer de novo, antes treine e deixe claro também o que você quer;
12. Comportamento é uma das principais tarefas, entender suas liderados, use Inteligência emocional que tem como um dos pilares entender os sentimentos dos outros, 87% das pessoas são demitidas por problemas de comportamentos, evite isso na sua equipe;
13. Esteja sempre com o brilho nos olhos;
14. Procure sempre o que os seus colaboradores têm de melhor;
15. Não se encante com elogios, você pode fazer melhor;
16. Não deixe que o poder suba a sua cabeça, lembre-se: Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê poder a ela.
17. Lembre-se que o Líder é o responsável pelo sucesso ou fracasso da equipe, se acertou dê os parabéns a equipe e se errou não tente culpar as pessoas publicamente, forneça feedback e oriente individualmente.
18. Procure saber tudo sobre seu negócio;
19. Utilize persuasão e Influência para conseguir o que quer, mas lembre-se que persuadir é sempre para o bem, não tente manipular.
20. Busque solução, seja insistente e o melhor caminho para arranjar solução é sua equipe.
Vou citar alguns exemplos de sucesso de liderança feminina, Angela Merkel (Chanceler Alemã), Mary Barra (CEO na General Motors), Sheryl Sandberg (Diretora de operações facebook), Maria Eduarda Kertész (Presidente da Divisão Internacional da Johnson & Jonnson), Paula Bellizia (CEO da Microsoft Brasil), são algumas fontes inspiradoras para as mulheres, que mostra onde as mulheres estão chegando. Em um passado próximo jamais nenhum homem sonharia que fosse acontecer tanto sucesso.

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Liderança feminina, mulheres no comando, habilidades das mulheres, liderança,