Nossa população está envelhecendo e como estamos lidando com isto?

Se as pessoas estão tendo menos filhos e esperando mais por esta decisão, em função de suas carreiras, é natural que a população envelheça. Por outro lado, os jovens têm altas exigências em suas qualificações para conseguir um bom emprego e até consegui-las são os pais que os financiam

Por muito tempo o Brasil foi um país exclusivamente de jovens, víamos tantas crianças e adolescentes nas ruas, locais públicos e muito poucos idosos (achávamos que uma pessoa de 40 anos já era velha).

Como em todo o resto do mundo, nossa população está envelhecendo e parece que ainda temos este resquício de que uma pessoa com mais de 40 anos é velha, ainda que esta concepção de fato não seja verdadeira.

Quando lembramos de nossos avós, aos 60, velhinhos, de cabelos brancos, vestindo roupas sóbrias, lendo jornal, fazendo tricô, se pararmos para pensar, em nada se parecem com as pessoas de 60 anos deste milênio, mas porque então, ainda se mantém esta crença?

Isto repercute no mercado de trabalho de uma forma extremamente negativa, pois a conta não fecha.

Se as pessoas estão tendo menos filhos e esperando mais por esta decisão, em  função de suas carreiras, é natural que a população envelheça.

Por outro lado, os jovens têm altas exigências em suas qualificações para conseguir um bom emprego e até consegui-las são os pais que os financiam.

Se uma família decide ter filhos com 35 anos, por exemplo, quando estes jovens entrarem na universidade, seus pais terão 53 anos, até que se formem, entre 57 e 58 anos. Pela regra de mercado, são velhos e, sem um bom emprego, como irão garantir o futuro de seus filhos? E estes filhos, como vão ter uma boa educação se não tem como se sustentar?

Em outras matérias utilizei como exemplo a indústria do cinema e volto a fazê-lo aqui, pois sabemos que é uma profissão difícil, competitiva e que por muito tempo preferiu maquiar jovens para fazer papel de idosos ao invés de trabalhar com atores idosos e as que mais sofreram com isto foram as mulheres.

Quando você procura ver um filme, a certeza de boa diversão vem dos atores, certo? Pelo menos para mim, se tem um destes atores, não tem erro:

  1. Judi Dench
  2. Maggie Smith
  3. Anthony Hopkins
  4. Morgan Freeman
  5. Helen Mirren
  6. Meryl Streep
  7. Denzel Washington
  8. Colin Firth

E sabe qual a idades deles?

  1. 82 anos
  2. 82 anos
  3. 80 anos
  4. 80 anos
  5. 72 anos
  6. 68 anos
  7. 62 anos
  8. 56 anos

Agora me digam, alguém acha estas pessoas velhas, incapazes de trabalharem ou de lotar um cinema quando um filme que estrelam entra em cartaz?

Então porque desperdiçamos tantos talentos apenas por causa da idade?

Eunice VItiello
Imprenditore Gestão Estratégica Empresarial

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Canal Gestão PME envelhecimento da população Gestão de pessoas Gestão empresarial trabalho e idade