Mais comentada

O novo papel dos líderes dentro das organizações

Os gestores como agente de mudanças

Anderson Tonnera,

O mundo vive em constantes mudanças e isso exige, a cada dia mais, que os líderes tenham capacidade de adaptação a diversos ambientes e situações. O nível de exigência por parte dos clientes, fornecedores, sociedade e demais stakeholders é a cada dia maior e mais intenso. O papel da liderança consiste em influenciar pessoa afim de que os mesmo alcancem suas metas propostas. É importante saber que existem pilares centrais para uma liderança coesa e eficaz, conforme a figura:

A capacidade de interação é essencial para um bom líder, é de vital importância que ele seja visto e percebido como uma boa influência para sua equipe. À vontade consistem na capacidade de alinhar intenções mais ações direcionadas a um foco único. O amor devocional consiste na geração de alguns sentimentos, tais como: Paciência, Gentileza, Humildade, Respeito, Perdão, entre outros. Já a autoridade é o uso da influência pessoal no sentido de direcionar indivíduos a aceitarem a sua vontade.

Segundo Jacobs, "Liderança é uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comportem da maneira sugerida ou desejada".

Existem alguns pontos básicos para se entender o papel do líder nesta nova conjuntura de mercado:

  • O termo liderança está sempre direcionado a um fenômeno de grupo;
  • Trata-se de um processo de convencimento e influência que é exercido de forma intencional por parte do gestor (líder) sobre os liderados (Equipe);
  • Trata-se de uma via de mão dupla, onde se desenvolve um relacionamento, que tende a ser desenvolvido ao longo do tempo;
  • Tem como foco principal o alcance de metas e objetivos do grupo ou até mesmo da organização;
  • Não é apenas o cargo do líder: requer esforços de cooperação dos liderados.

 

A boa liderança deve estar orientada para cumprir quatro funções: Por uma política ou diretriz da organização em funcionamento, Pensar Acerca da Estratégia, Desenvolver a capacidade de mobilizar pessoas e Criar ao longo do tempo uma cultura motivadora e de resultados inquestionáveis. Os líderes do presente século devem estar preparados para o cenário que se vislumbra.

O cenário antigo demonstrava longos períodos de estabilidade no mercado que eram interrompidos de maneira ocasional por leves e pequenos períodos de mudança. Já no novo cenário o período de mudanças é longo e em momentos curtos e breves ocorrem períodos de estabilidade. Essa percepção demonstra claramente a mudança acentuada na visão do mercado em relação à liderança. Esse novo cenário exige do líder maximizar sua competência, que deve ser entendida sob três perspectivas:

SABER (Conhecimentos Gerais, Teóricos, Operacionais,...);


SABER FAZER (Habilidade Operacional, Experimental,...);


SABER SER (Atitudes – Atributos pessoais e relacionais);

Alguns conceitos de liderança são de grande importância e remetem a proximidade real com o tema, tais como:

  • "Capacidade de educar pessoas para que elas sejam sucesso." Wilson Mileris
  • "Liderança é tudo: sucesso ou fracasso!" Alfredo Rocha
  • "Olhar o futuro, enxergar possibilidades, inspirar pessoas e construir uma nova realidade a partir do melhor de cada um." Suzy Fleury
  • "O líder maestro constrói lendas, constrói sonhos." Marco Aurélio Vianna
  • "É influência, é a capacidade de inspirar pessoas para agir. Não é ser chefe nem gerente." James Hunter

 

Em linhas gerais, o artigo contribuiu por conceituar a liderança, explicar seu passado e sua importância neste período, bem como situar o gestor do novo cenário que se configura e o direcionamento que deve ser dado para sua equipe dentro da organização em que atua.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Agente de Mudanças Gestão Gestão de Pessoas Liderança Papel dos Líderes na Organização