O papel de cada indivíduo

Independente do tamanho do grupo do qual pertence, o indivíduo possui um papel a ser desempenhado tanto para o seu desenvolvimento pessoal como para o progresso do grupo como um todo. Para que isso aconteça, cada membro que compõe determinado grupo deve ter espírito de cooperação.

José Carlos,
Independente do tamanho do grupo do qual pertence, o indivíduo possui um papel a ser desempenhado tanto para o seu desenvolvimento pessoal como para o progresso do grupo como um todo. Para que isso aconteça, cada membro que compõe determinado grupo deve ter espírito de cooperação, uma vez que isso proporcionará o usufruto coletivo dos benefícios conquistados em função do alcance dos objetivos deste grupo. Como mencionado anteriormente, o indivíduo deve exercer seu papel na sociedade. A definição de papel pode ser dada como as ações que a sociedade espera que o indivíduo exerça quando este pertença a um determinado grupo.


Muitas vezes, o indivíduo atrai para si responsabilidades diversas com o propósito de construir a imagem de um ser extremamente competente (multifuncional), capaz de dirimir situações complexas de qualquer natureza. Esse comportamento fará com que os outros componentes de grupo depositem total confiança nele. Porém, nem todos os compromissos e tarefas sob sua responsabilidade serão executados prontamente. As tarefas menos complexas são executadas mas deixa a desejar nas que possuem estrutura que requer um pouco mais de minúcia em sua execução. Esse tipo de situação pode ser observada nos grupos escolares que se reúnem para definir um trabalho solicitado por um professor. Os componentes do grupo decidem quem serão os responsáveis pela coleta de materiais, digitação e impressão do referido trabalho. De repente, um dos elementos do grupo se manifesta se responsabiliza pela maioria das etapas para a estruturação do trabalho. O grupo aceita a proposta depositando toda a sua confiança neste membro. Momentos antes da entrega, o trabalho é solicitado pelo grupo para que seja feita uma análise antes da entrega para o professor. A frustração e coletiva quando chegam à conclusão de que o trabalho não está pronto e o responsável utiliza subterfúgios para justificar o não cumprimento de sua responsabilidade.


Nesse caso, o componente que se comprometeu com a execução do trabalho não agiu como deveria. Em outras situações ele poderá não ter a mesma credibilidade que teve antes.


No ambiente organizacional, existem casos em que o diretor de determinado departamento da empresa é procurado pelos seus subordinados para resolver alguma situação. O diretor se compromete mas não define um prazo para apresentar os resultados e quando é procurado pelos seus liderados ele simplesmente adia o compromisso. Assim, as conseqüências para a empresa poderão ser desagradáveis em função da falta de desempenho dos papéis a quem de direito.


Responsabilidade é algo que devemos cultivar tanto para obtermos credibilidade diante do grupo que pertencemos como diante da sociedade.



Por: José Carlos Souto e Silva
Email: josecarllos.ses@gmail.com
Contato: (0xx93)9199-0950
(0xx93)8114-2002
Twitter.com/josecarloss1
Itaituba-Pa-Brasil

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: atendimento das necessidades marketing de relacionamento membros na empresa e em grupos papel da empresa papel na empresa pepel pepel desempenhado responsabilidade dos membros de grupos satisfaçã odo grupo