Mais comentada

O papel do líder coach nas organizações

O líder que será apto a talhar resultados mais arrojados em colaboradores de diversas gerações é capaz de desenvolver habilidades e características recheadas de empatia, humanidade e principalmente, inteligência emocional

A cada dia, mais e mais gestores percebem que suas práticas precisam se reciclar, mesmo lidando com líderes do século vinte, acostumados às características de colaboradores da geração baby-boomer, que mesmo com seu conservadorismo, são capazes de gerar resultados perenes e recheados de comprometimento.

O fato é que, aliando práticas que deram certo durante anos, promover novas abordagens de liderança atreladas às novas tendências da gestão de pessoas certamente dará novo gás às equipes mais antigas, além de promover um dinamismo mais contundente para as gerações mais conectadas.

O líder que será apto a talhar resultados mais arrojados em colaboradores de diversas gerações é capaz de desenvolver habilidades e características recheadas de empatia, humanidade e principalmente, inteligência emocional, como as que abordo a seguir:

Um líder coach é inspirador
Nada como um líder capaz de estimular sua equipe com seus próprios resultados e atitudes. Dar exemplos diários de profissionalismo pode elevar a equipe a níveis nunca antes imaginados.

Conhece sua equipe
Saber lidar com cada perfil é tirar o melhor de cada colaborador. Lidar com perfis diferentes e complementares torna a equipe coesa e capaz de gerar resultados incríveis. Um líder conhecedor, além de agregar, gera confiança e bem estar no ambiente de trabalho.

É empreendedor
Empreendedores internos trazem sempre novas ideias e soluções práticas para questões do cotidiano. Líderes com essas características são capazes de enxergar positivamente cada problema, promovendo práticas colaborativas que geram resultados a longo prazo.

Ouve na essência
Ouvir sem julgamento, prestar atenção na pessoa, lidar com humanidade e cooperação promove uma ligação muito importante entre o gestor e sua equipe. Desenvolver a empatia necessária para quebrar o gelo mantém os níveis de satisfação e resultados sempre no topo.

Sabe compartilhar
Além de dividir com todos seus conhecimentos, um líder coach é capaz de contar sua história mostrando todos os aprendizados que conquistou ao longo da sua carreira.

Em suma, ser um líder coach pode promover potencialidades infinitas na equipe, que coopera e desenvolve novas habilidades que só são descobertas com a prática diária da inteligência emocional, amabilidade, desprendimento e humildade. Experimente usar nas suas reuniões e feedbacks diários algumas práticas de um líder coach e perceba instantaneamente os resultados.

Quer saber mais sobre as práticas de um líder coach e o que as ferramentas do coaching podem fazer pelos seus líderes e colaboradores, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário nesse conteúdo!

*Artigo publicado originalmente na coluna do autor, no portal Ideia de Marketing.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: coaching consultoria desenvolvimento pessoal empreendedor empreendedor interno empreendedorismo inteligência emocional leader coach líder liderança marketing marketing pessoal