Mais comentada

O Processo de Comunicação

Joaquim Donato,

O Processo de Comunicação

Comunicação é o processo pelo qual o meu eu (com todas as minhas particularidades, qualidades e defeitos) entra em comunhão (entendimento, sintonia, aceitação, empatia, diálogo) com o outro eu (com todas as suas particularidades, qualidades e defeitos).

Este processo, pelos dois extremos envolvidos (eu/outro) por si só já remete a uma série de atritos e obstáculos, pois como seres únicos que somos e por nossas personalidades tão díspares e egocêntricas já são motivos para grandes divergências e discussão. Mas esta não é a única e para muitos não é a maior dificuldade, existem fatores que não dependem do emissor ou receptor e estão ligados ao canal (meio pelo qual a mensagem é transmitida) e ao código (linguagem conhecida por ambos).

Como complicadores encontrados no canal, temos os ruídos (celulares que tocam em hora errada, barulho do trânsito, tom de voz alto ou baixo demais) e tantos outros problemas que atrapalham a compreensão da mensagem enviada.

Entre os obstáculos relacionados ao código, podemos citar a falta de clareza e adequação para o tipo de público, a falta de conhecimento e intimidade com o assunto, a urgência com que a mensagem é transmitida, o que impossibilita a compreensão.

Se analisarmos o processo de comunicação sob o ângulo das dificuldades, chegaremos a conclusão que é melhor voltarmos às cavernas e emitirmos apenas sons guturais e gemidos, facilmente compreendidos pelos membros do nosso grupo.

Mas, comunicar-se não é tão complicado como se pinta! Se assim o fosse, a humanidade não teria sobrevivido e povoado o planeta.

Por mais difícil e complicado que pareça o processo de comunicação, acontece: seja pelo olho no olho, ataque/defesa, pergunta/resposta, ação/reação, tentativa/erro, estímulo/retorno; seja pelo gestual, por jargões corporativos; por poesia; carta; telefone; fax; e-mail; sinal de fumaça... A comunicação se faz por necessidade, antes de qualquer outro fator.

O mais interessante no processo de comunicação é que a maioria das pessoas, na tentativa de simplificá-lo acabam complicando mais, com fórmulas infalíveis e regras milagrosas, de como e o que fazer ou dizer.

Para que a comunicação atinja o seu objetivo, o melhor caminho é a simplicidade (por incrível que pareça!).

Simplicidade quer dizer: o emissor (quem quer dizer/vender/comunicar) transmite (fala/escreve/desenha/faz mímica) uma mensagem (o que se quer dizer/vender/comunicar) para o outro (aquele que quer/precisa ouvir/comprar/apreender) de forma clara (fácil/possível de ser entendida)

Atitudes essenciais para tornar possível a comunicação simples, rápida e eficaz:

Saber ouvir: quando ouvimos e compreendemos a mensagem do outro, somos capazes de responder o que foi perguntado, evitando a reatividade.

Adaptar a mensagem: cada tipo de público exige um tipo de mensagem, mesmo que o assunto seja o mesmo.

Ser paciente: cada pessoa tem um ritmo/modo de aprender as coisas.

Demonstrar segurança/confiança: pessoas inseguras não cativam e não capturam a atenção dos interlocutores.

Ser claro e objetivo: quem não sabe o que quer, nem a direção que seguirá, não pode esperar que os outros acreditem na sua mensagem.

Perguntar se a mensagem foi bem transmitida e não se a pessoa entendeu, para que a pessoa não se sinta inferiorizada e se feche para o diálogo.

Escolher o momento certo: grandes oportunidades são perdidas muitas vezes por serem comunicadas para a pessoa certa, mas na hora errada.

Se depois de ler as atitudes acima, perceber que precisa mudar/melhorar/rever algumas, ótimo! O grande presente que a comunicação nos dá é este: estar em constante evolução, melhorando a cada dia o processo. Se não; parabéns! e cuidado! Excesso de confiança pode transmitir aos outros, arrogância. 

Comunicar-se pode ser um processo tão natural, quanto complicado, depende de como você está disposto a enfrentar o desafio e, apesar de ser um processo de mão dupla, depende muito mais de você.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping