Mais comentada

O Projeto tem que ser Medido e Acompanhado

Como e por onde começar para medir o desempenho de meus projetos.

Fala Administrador, tudo bem?

Há um tempo escrevi sobre metas e indicadores no artigo “Projetos sem meta e indicadores é como um jogo de futebol sem placar” e ficou bem clara a importância da definição de indicadores de desempenho de um projeto.

E se eu precisar medir o desempenho do meu escritório de projetos? Por onde devo começar?
Para definir qualquer indicador, uso três regrinhas básicas:

1. Pense em no máximo 4 indicadores: priorize o que é importante para o resultado que sua empresa espera do PMO;

2. Simples na medição: não pense em um indicador que você precise investir muita energia para calcular, se for algo complexo para compor a informação, pois depois de um tempo eles cairão no esquecimento.
Se pensar em um conjunto de indicadores que possa ser utilizado o MS-Project para cálculo, conseguirá automatizar a sua medição e isso facilitará muito a sua vida.

3. Simples na explicação: se você precisar de muito tempo para explicar a composição do indicador, pense em uma medição mais simples, pois ele não está didático o suficiente.
Da mesma forma como a medição, se a explicação não for simples, vai gerar dúvida e que depois de um tempo cairá no esquecimento ou você fará questão de esquece-lo.
Já tentou explicar para pessoas que não são da área de projetos o que é uma atividade do caminho crítico? É uma tarefa bem difícil, não? E nem sempre conseguimos convence-los do conceito por trás da análise…
Então a simplicidade é a palavra de ordem na hora de definir os indicadores.

A minha sugestão é que a avaliação de desempenho de um PMO ocorra mensalmente, sempre avaliando os resultados anteriores para calcular a tendência.

Em algumas empresas o desempenho desses indicadores está relacionado com a avaliação de desempenho individual dos gerentes de projeto, particularmente acho justo, afinal não podemos ter um jogo sem placar, não é mesmo?

Essa avaliação nos ajudará muito na avaliação do resultado que o PMO entrega para a empresa, nos pontos que precisam ser mais bem trabalhados e até mesmo pode indicar melhorias no processo de gerenciamento de projetos.

Se você tiver qualquer dúvida ou completemento, deixe nos comentários aqui para falarmos mais sobre esse assunto.

 

Um forte abraço.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: acompanhamento desempenho gerenciamento de projetos gerente de projetos gestão de projetos jacqueline torres jacque torres medição microsoft project ms project pmo projetizando projeto projetos