O que a bilionária economia colaborativa aprende com um curandeiro

Um ambicioso chefe queria que sua aldeia prosperasse, desejando torná-la na mais poderosa da região, dominando sobre todas as outras. Mas as coisas não saíram como ele imaginava.

Um ambicioso cacique chamou um famoso pajé para ajuda-lo a conquista do seu sonho em tornar a sua tribo na mais prospera e poderosa de todas.


O pajé indicou um potente chá magico Ahnag-Edrep, que deveria de ser consumido regularmente para estimular o espírito competitivo. Junto com o chá, o cacique deveria promover vários tipos de competição, desde caça até pesca e lutas, além de providenciar campos de treinamentos especiais.


Como fruto desse trabalho, surgiam atletas especiais, com corpos esculturais que se tornavam celebridades. Os fortes e ganhadores colecionavam troféus e eram idolatrados.


Alimentados pela ambição de que os fins justificavam os meios, a vitória era perseguida a qualquer custos. Assim, práticas ilícitas e compra de favores passaram a ser toleradas nos porões obscuros daquela comunidade.


De uma maneira velada, essas práticas eram toleradas em nome da dita prosperidade que ninguém mais cogitava abrir mão, pois esse era o preço imposto que parecia que todos estavam dispostos a pagar.


O cacique já idoso idolatrado pela espetacular prosperidade que tinha trazido para alguns às custas de um fosso social que gerava grandes tensões e conflitos entre perdedores e ganhadores percebia que a violência estava crescendo e assassinatos e suicídios estavam passando dos limites. Isso o entristeceu muito.


Ele quereria resolver o problema novamente e chamou o Pagé em busca de uma nova fórmula para driblar aquela situação, foi quando ele indicou outro chá, o de Ahnag-Ahnag. Este chá era muito raro, considerado extinto por alguns, mas o cacique organizou uma expedição na mata fechada para buscar esse raro elixir.


Depois de muito esforço, ele foi encontrado e trazido para a aldeia, o que fez com que todos passassem a consumir esse chá. O problema é que ele causava um efeito colateral desagradável, enrijecia os braços, tornando impossível que as pessoas se alimentassem.


Aquela situação preocupou muito o cacique, que começou a temer pela vida de seus aldeões, que poderiam morrer de fome. Foi quando ele chamou pelo pagé novamente para cobrar uma solução.


- Chamei você para resolver o problema dos assassinatos e mortes e a sua solução é matar a todos de fome - disse o cacique irado com o pagé.
O pagé respondeu:


- Olhe, o melhor grande líder, tem um grupo que não está morrendo de fome, pelo contrário, vem se fortalecendo.


Foi quando o cacique mandou chamar esse grupo para entender o que estava acontecendo e eles explicaram que a solução era um alimentar o outro. Já que ninguém mais poderia trazer comida a sua própria boca, era preciso essa ajuda mútua.

Se invertemos as palavras Ahnag-Edrep, temos Ganha-Perde. Essa é uma filosofia facilmente disseminada de que, para alguém ganhar, o outro precisa perder. Trata-se de um caminho mais fácil, que requer menos criatividade, grande brutalidade e falta de respeito.

Por outro lado, se invertemos as palavras Ahnag-Ahnag, que era o segundo chá, temos as palavras Ganha-Ganha. Essa é uma relação que requer mais criatividade, menos ganância e a consciência de que menos é mais. A prática do conceito Ganha-ganha requer muito mais inteligência e criatividade, pois não é fácil agir com simplicidade.

Essa fábula trata de dois estilos de vida, o ganha-ganha e o ganha-perde, mas entre esses dois extremos existem duas outras posturas: a perde-perde e a perde-ganha. São essas quatro formas de agir que terminam o verdadeiro nível de satisfação e a sustentação dos seus resultados.

Você sabe qual é o seu estilo predominante de vida? Isso é fundamental para a compreensão dos resultados que você pretende obter. Jamais perdemos em nos esforças em praticarmos o ganha-ganha nas nossas relações sociais e de negócios.

É neste conceito que a chamada econimia coloborativa vem crescendo de forma exponecial com empresa como Uber de transportes de pessoas, Airbnb em hospedagem e Jeunesse empresa de produtos de alta tecnologia na area rejuvenescimento. Quem não conseguir se adaptar a esssa nova realidade terá dificuldades nesta nova economia.

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