10 lições de negócios para aprender com o filme Fome de Poder

Antes de mais nada, se você não assistiu ao filme "Fome de Poder" ("The Founder"), sugiro que assista antes de ler o artigo. A não ser, claro, que você não esteja preocupado em ler alguns "spoilers"

Reprodução/Fome de Poder

O filme "Fome de Poder" mostra a história de Ray Kroc, um vendedor em dificuldades que virou Fundador do McDonald's. Na década de 1950, Ray Kroc conheceu Mac e Dick McDonald, que estavam com uma operação de hambúrguer no sul da Califórnia. Ray ficou impressionado com o rápido sistema dos irmãos de fazer os alimentos e viu nisto uma possível rede de franquias. Ray expandiu as lanchonetes McDonald's através de franqueados, retirando a empresa dos irmãos e criando um império multimilionário. Se você assistir com atenção, notará algumas lições importantes no mundo dos negócios.

Seja curioso - a curiosidade é uma característica importante para obter novas ideias. O Ray Kroc não conseguia vender suas máquinas de milkshake em vários restaurantes, mas quando recebeu um pedido de 6 máquinas de um restaurante distante, ficou curioso para entender por que tantas máquinas de milkshake encomendadas por um único restaurante. Aqui, ele poderia simplesmente direcionar o pedido para outra pessoa e ter evitado viajar uma longa distância para descobrir o motivo, mas ele estava curioso e decidiu visitar o restaurante.

Explore novas maneiras - só porque algo não é feito no passado, não significa que não pode ser feito no futuro. Os inovadores exploram novos caminhos, tomando inspiração e ideias de vários campos. Para melhorar a eficiência de seus negócios, os irmãos Mac e Dick McDonald levaram o conceito de linha de montagem aperfeiçoado por Henry Ford para carros e aplicaram aos negócios de hambúrguer. Eles otimizaram o negócio desenhando com giz em uma quadra de tênis toda a linha e orquestraram sua equipe através da movimentação no ambiente. Eles se certificavam de que a velocidade não deveria afetar os padrões de qualidade, seja desde a limpeza até o número de picles por sanduíche.

Resolva os problemas do cliente - quando uma empresa fornece o que os clientes precisam, não é necessário convencê-los e tampouco buscá-los. A oferta do produto certo cria demanda. As Lanchonetes drive-in já eram populares nos EUA, mas a espera geralmente era longa e, muitas vezes, a comida era montada erroneamente. Este não foi o caso no McDonald's. Em comparação com muitos outros restaurantes que Ray Kroc visitou, o McDonald's conseguia servir os alimentos de alta qualidade a uma velocidade rápida e de baixo custo sem sacrificar a qualidade. Embora o McDonald's tivesse filas enormes, os clientes ainda assim ficavam felizes com a qualidade e o serviço.

Pense grande - pensar grande exige alongar os limites das possibilidades. Permite aceitar novos desafios e criar capacidades para superar esses desafios. Os irmãos McDonald inovaram e dominaram o eficiente modelo de negócios de restaurantes e decidiram ter um único restaurante de classe com qualidade em vez de vários restaurantes medíocres. Em contrapartida, Ray Kroc pensou grande e com sua persistência, ele inovou e dominou a arte da expansão do negócio através do modelo de franquias.

Vender sua visão - os visionários conseguem atrair as pessoas usando suas emoções e aspirações. Os irmãos McDonald foram apaixonados pelo produto - hambúrgueres, enquanto Ray Kroc se apaixonou pelo potencial negócio. Ele os convenceu de expansão através de franquias, fazendo-os visualizar que "o McDonald's pode ser a nova igreja americana ... E não estará aberto apenas aos domingos".

Selecione Corretamente os Parceiros - os parceiros devem ser selecionados para agregar valor ao invés de apenas dar seu nome e dinheiro. Para ampliar o McDonald's, Ray Krock queria ter vários proprietários de franquias que seguissem suas diretrizes de padronização, automação e disciplina. Em primeiro lugar, ele selecionou alguns donos de franquias ricos, mas ele descobriu que eles não estavam seguindo suas ordens. Mais tarde, ele escolheu cuidadosamente indivíduos de classe média que tinham ambição de trabalho. Essa ideia provou ser extremamente bem-sucedida, já que esses novos proprietários de franquias estavam focados e dispostos a seguir as diretrizes de Ray Krock.

Procure inovar num nível acima - em vez de se apaixonar por uma inovação, para permanecer competitivo, é importante para as empresas gastar tempo e esforço na criação da próxima inovação. Os irmãos McDonald trouxeram eficiência ao inovar operações de linha de montagem para o restaurante. Eles concentraram-se em apenas alguns itens de alta venda, como hambúrgueres, batatas fritas e bebidas, além de descobrirem uma forma eficiente de entrega de pedidos. Para expandir o negócio, Ray Kroc introduziu a padronização, automação e disciplina. Mais tarde, para reduzir custos, Ray Kroc injetou leite em pó muito mais barato para os shakes em vez de comprar e congelar o sorvete.

Tolerar a frustração - Desistir de situações difíceis é uma opção fácil, mas com a capacidade de tolerar a frustração, pode-se criar um caminho para o sucesso. Os irmãos McDonald recusaram ou adiaram muitas ideias de Ray Kroc, como usar leite em pó, fechar exclusividade com a Coca-Cola, renegociação em termos contratuais, local de estoque abaixo da loja, etc. Em vez de desistir, Ray Kroc tolerou a frustração enquanto possuía menos poder. Depois encontrou novos caminhos e regras para se tornar mais poderoso do que os irmãos McDonald e enfim acabou controlando os termos e as condições comerciais.

Aplicar nova perspectiva - alguns dos melhores modelos de negócios são criados ao analisar os desafios e as situações a partir de uma nova perspectiva. Quando Ray Kroc estava passando por desafios financeiros, ele conheceu Harry Sonneborn, um especialista financeiro que lhe deu uma nova perspectiva: de que Ray Kroc não estava no negócio de serviços alimentícios, mas sim estava no negócio imobiliário. Harry mostrou-lhe outra maneira de ganhar dinheiro com o acordo com os irmãos McDonald na venda de hambúrgueres e franqueados. Esta nova maneira envolveu a criação de uma empresa imobiliária que compraria (ou arrendaria) a terra em que todos as lanchonetes McDonald's estivessem localizadas.

Negociar cuidadosamente os contratos - Contratos judiciais bem negociados criam defesas e aumentam as vantagens competitivas. Inicialmente, Ray Kroc concordou com um contrato complexo que estipulava que todas as decisões de negócios deveriam passar pelos irmãos McDonald. Mais tarde, em vez de escrever o acordo em que forneceria 1% dos ganhos do McDonald's aos irmãos McDonald, Ray Kroc lhes ofereceu um acordo informal através de um aperto de mão nesse período. O filme mostra que os irmãos McDonald foram legalmente proibidos de usar seu próprio sobrenome na sinalização de seu restaurante e não conseguiram comprovar seu acordo de aperto de mão e, portanto, foram negados quaisquer royalties da corporação McDonald's, ficando apenas com um valor final de venda.

Com certeza cada um terá a sua opinião sobre o tema, mas independentemente disto, podemos sempre tirar grandes lições destas histórias corporativas. E você, já assistiu ao filme?

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Tags: empreendedorismo estratégia negocios produtividade vendas

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