Mais comentada

O que é CRM, para que serve, quais as vantagens e desvantagens, softwares, etc

Resposta de pergunra no formspring\cicloclientes sobre o que é CRM, para que serve, quais as vantagens e desvantagens, softwares, etc

Anderson Wenningkamp,

PERGUNTA: GOSTARIA DE SABER SOBRE CRM, O QUE É, Ê PRA QUE, O SUAS E DESVANTAGENS VANTAGENS, E ALGUNS SOFTWARES. RONE FERNANDO

Prezado Rone,

Primeiramente, existem várias definições de CRM a que uso mais é que CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa (Gartner Group), se formos resumir em poucas palavras é Foco no Cliente!

A maioria das empresas focava em produtos, mas como a concorrência aumentou muito e os produtos em muitos casos são semelhantes ou iguais. Agora o que difere uma empresa da outra é o atendimento ao cliente.

Desta forma o objetivo principal do CRM é atender melhor o cliente de forma que estes clientes sejam mantidos, fiquem satisfeitos e comprem mais da empresa e indiquem a empresa a outros clientes.

As vantagens do CRM são inúmeras, como:

-Segmentação de clientes por necessidades e interesses.

-Definição de potencial de mercado.

-Melhorar o Call Center (atendimento via telefone, on-line....)

- Registrar histórico de contatos do cliente.

- Fidelizar clientes (Programas de fidelidade).

- Aumentar faturamento (técnicas de up-seling e cros-selling).

- Avaliação da equipe de vendas.

- Agendamento de tarefas de usuários do sistema.

- Automatização de processos, contatos.

Sobre desvantagens, não vejo desvantagem em querer melhorar o processo de uma empresa e atender bem o cliente, o que pode acontecer é uma desistência do CRM ou problemas pro não planejamento, a maioria dos projetos fracassa por causa de falta de planejamento, tratando o CRM como um software somente.

Indicação de Sistema CRM ou softwares, existem inúmeros no mercado... os mais conhecidos são: Salesforce, Sugarcrm, Dynamics CRM, isoCRM, Zoho (gratis até 3 licenças e com algumas restrições na versão free), BCM (business contact manager) no outlook 2007, entre inúmeros outros.

Nacionais posso indicar o isoCRM, S-Mark, Neotis CRM, GC Gestão de clientes, tudo vai depender do objetivo, valor de investimento e características de cada software.

Sugiro que se for adquirir um, faça um bom estudo das necessidades e onjetivos da sua empresa , planeje como tudo vai acontecer.

A Ciclo Consultoria ofereçe consultoria nas áreas de CRM, Marketing de Relacionamento e Gestão de Clientes.

 

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: crm gestão de clientes implantação projeto de crm resultado

Shopping