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O que é networking?

Cerca de 80% das ofertas de emprego sequer chegam a ser anunciadas, pois, são preenchidas com uma indicação. Tendo em vista o atual mercado de trabalho, existem muitas razões para que se construa e fortaleça sua networking

Networking vem do inglês onde o termo “Net” significa rede e “working” relacionamento. Ou seja, networking nada mais é que uma rede de relacionamento profissional. É um dos maiores patrimônios que uma pessoa pode ter e pode ser um forte aliado no mundo corporativo. Através dela pode-se conseguir apoio em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional. De forma resumida, quanto mais forte e sólida for sua networking maiores serão suas chances de conseguir um bom emprego, uma boa indicação ou realizar bons negócios.

Cerca de 80% das ofertas de emprego sequer chegam a ser anunciadas, pois, são preenchidas com uma indicação. Tendo em vista o atual mercado de trabalho, existem muitas razões para que se construa e fortaleça sua networking. Mas não confunda networking com “pedir emprego”, sua rede de relacionamento deve ser trabalhada sempre, pois, há casos em que os profissionais só se lembram da mesma quando necessitam de um novo emprego e quando conseguem a recolocação somem. Esse é um erro gravíssimo.

A networking deve ser sempre uma via de “mão dupla”. Você deve estar sempre disponível para sua rede de contatos. Assim nunca deixe de responder os emails recebidos.

Mas, como construir uma forte rede de relacionamento? A networking começa a se formar num almoço, numa confraternização de várias empresas, congressos, cursos entre outros. São nesses e em outros encontros que devemos trabalhar nossa rede de relacionamento. Porém, não basta sair distribuindo e colecionando cartões de visitas. É necessário trabalhá-la. Quando você dá a alguém seu cartão de visitas, você está dando a essa pessoa liberdade para encaminhar-lhe uma mensagem, então cabe a você responder a todos seus emails.

Um bom networking não está ligado ao número de contatos que você tem e sim ter o contato certo para o momento certo. Não é a quantidade que importa e sim a qualidade.

Segue algumas dicas e sugestões para manter um networking de qualidade:

Selecione seus contatos: Procure manter contato com as pessoas que realmente sejam importantes para você e para sua vida profissional. Faça colegas e amigos.

Seja notado: Ser encontrado é uma forma fácil de ser lembrado. Portanto, mantenha os perfis das redes sociais atualizados e uma boa reputação on-line. Tenha um perfil no LinkedIn. Tenha sempre em mãos cartões de visitas para troca de emails em eventos e cursos.

Organize-se: Mantenha seus contatos organizados em um só lugar, no e-mail ou no celular, não importa. O importante é que estejam sempre organizados.

Seja sincero: Seja sempre sincero. Manter um relacionamento de aparências requer muito jogo de cintura. Você nunca sabe quando se relacionará novamente com aquela pessoa e quem são os contatos dela. Não corra o risco de ter o “filme queimado”.

Não fale demais, mas fale: Não tome conta da conversa, mas fale o necessário para ser notado e para que seu conhecimento seja percebido pelos outros.

Nunca fale mal dos outros: Na internet ou pessoalmente jamais fale mal de alguém. Obter desafetos é prejudicial ao bom networking.

Lembre-se: relacionamentos valiosos levam ao sucesso.
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