Mais comentada

O que é ser moderno?

as vezes deve-se remover um obstáculo antes de atingir o objetivo, mas com a motivação certa nada é impossível.

Rubens Fava,
Será que ser moderno é construir edifícios cada vez mais altos, mas ter pavio cada vez mais curto; Será que é construir auto-estradas mais largas, mas ter pontos de vista mais estreitos; será que é comprar mais e mais, mas desfrutar cada vez menos.


O fato é que hoje multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, mas amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida.


No mundo moderno aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência. Construímos mais computadores para armazenar mais informações, mas temos menos comunicação. Vivemos tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e caráter baixo; de lucros expressivos, mas relacionamentos rasos. São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, mas moralidade também descartável.


Neste mundo moderno, atual, mecanizado, programado, cautelosamente vigiado, uma boa gestão é, talvez, uma das poucas saídas que temos para buscar o crescimento e o desenvolvimento tão necessários para a organização e conseqüentemente para cada um de seus membros.


Para julgar e tomar decisões é preciso, muitas vezes, desconfiar do que dizem e do que se apresenta como verdade. Para que você consiga se transformar em um grande gestor é preciso observar e pensar, atentamente, por si mesmo.


É preciso fugir de toda classe de rotina, é preciso fugir do convencional. Em determinadas ocasiões, na consciência do gestor, a imaginação deve ser superior à razão.


O seu modelo de gestão poderá ser aquilo que o distinguirá dos outros. Será a sua habilidade e o engenho em exprimir o que já existe em administração, porém, com uma linguagem nova e com novas cadências.


Mas o seu modelo de gestão pode ser também, aquilo que aproxima e que integra a todos, discretamente, mas, com força, com constância e com segurança na idealização da vida quotidiana de sua empresa.


Pode ser uma revisão e uma contestação de tudo que o rodeia. Você deve criar um modelo de gestão que sirva para esta época e que possa antecipar-se ao que virá imediatamente depois.


Se você conseguir isso, este será o seu diferencial em relação aos seus concorrentes. Deve ser um testemunho vivo daquilo que você acredita como modelo ideal.


É claro que você terá barreiras, pois, sabemos que as pessoas recusam qualquer novidade, tudo que não pode compreender. Mas o curioso é que estas mesmas pessoas assumem, sem se dar conta, as novidades e passam a converter-se em segas servidoras do que antes rejeitavam.


Nunca se esqueça de que o gestor moderno deve mover-se livremente num mundo ideal, nos domínios da imaginação, da inspiração e da intuição e deve dispor-se, a seu modo, de poderosos meios que fogem à apreciação crítica sem conteúdo e sem embasamento dos analistas e críticos de plantão.


Uma boa gestão é, antes de tudo, comunicação, e tem que se valer de todos os recursos que possam significar difusão de idéias, isto significa que ninguém poderá fazer uma administração por decreto e nenhum gestor deve submeter-se a um poder estabelecido e eu estou dizendo poder e não hierarquia, esta sim, deve ser respeitada e obedecida.


O gestor de uma empresa deve ter liberdade, mas necessita, também, de um clima de confrontação. Através de uma gestão bem sucedida, pode-se transformar o sentido das coisas, vendo-as não como elas são, mas como desejaríamos que fossem.


Este é o primeiro passo de um gestor; ou seja, conseguir algo mais do que possam dizer a frialdade dos manuais, dos procedimentos e regras e das disciplinas preceptivas.


Lembre-se, às vezes deve-se remover um obstáculo antes de atingir o objetivo, mas com a motivação certa nada é impossível.


Por último, não se esqueça que a inspiração deve prevalecer em um modelo de gestão, porém, sem se esquecer que a própria gestão é um dos principais meios de inspiração.


Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.