Mais comentada

O que são valores para uma empresa?

Definição ou significado de "valores organizacionais". Diferença entre "valores" e objetivos, metas, missão, visão e "core business". Por Ricardo Teixeira (Consultor e Coach em Gestão Estratégica da MITH Consultoria) e Equipe MITH.com.br de P&D - Pesquisa e Desenvolvimento.

Ricardo Teixeira,

• Definição de Valores

Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo. Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.

Nossa videoaula grátis e rápida sobre o tema deste artigo: http://migre.me/fa8CZ

Como treinamento em vendas, recomendamos fortemente a Merkato, a mais completa Formação para quem procura resultados comerciais matadores: www.formacaocompletaemvendas.com.br

(c) Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou integral, sem autorização do autor. Para divulgação, favor mencionar as seguintes fontes originais de publicação deste artigo: www.mith.com.br e www.negociosecarreiras.com.br.

MITH: Aliando experiência e inovação. Eleita Top 3 Start Up na eShow Brasil 2013 (competindo com empresas de todos os ramos), o mais importante evento mundial do segmento.

  • Consultoria, treinamentos e Terceirização de Serviços em: Estratégia, Vendas, RH, Processos, Projetos e Liderança.
  • Implemente o planejamento estratégico completo em sua empresa: www.mith.com.br/landing-gestao-estrategica
  • Diagnosys 3.01. Diagnóstico 100% grátis, com sessão de coaching e feedback individual para empresários: http://migre.me/gMbQy

• Exemplo de Valores

Alguns valores usados por Organizações sustentáveis: "Integridade, inteligência, inspiração, flexibilidade, valorização do ser humano, política de ganha-ganha, qualidade de vida, espírito de equipe, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental".

valoresorganizacionaismith.com.brfonte:sxc.hu

• Por que definir Valores?

Se uma Organização não cultiva valores socialmente éticos, dificilmente conseguirá alcançar resultados positivos no longo prazo. Toda Organização deve perceber que, nutrindo bons valores, será possível alcançar processos internos mais robustos e uma melhor diferenciação externa (especialmente aos olhos do cliente).

Definindo bem os valores e vivenciando-os na prática diária da Organização, o clima e a cultura organizacional serão muito mais favoráveis aos bons resultados e aos bons relacionamentos.

Muito mais do que a definição e a divulgação formal (por escrito ou em grandes eventos) dos valores, é preciso praticar esses valores por meio das nossas atitudes diárias tanto com o público interno como com o público externo. Talvez os valores sejam a parte da Identidade Organizacional que mais tenha efeito na gestão das pessoas e que mais seja visível aos stakeholders, já que representam a ética que rege a forma de agir das pessoas e da Organização como um todo.

• Como fazer para definir seus Valores?

Para definir seus Valores, a Organização deve olhar para a sua forma de se comportar e a forma como os colaboradores internos e os demais stakeholders a olham, questionando-se sobre alguns pontos, do tipo:

• Quais são as convicções éticas, morais e filosóficas da Organização e de seus colaboradores?

• Do ponto de vista ético, como a Organização é vista por cada grupo de stakeholders, interno ou externo?• Os princípios da Organização condizem com negócios mais éticos e sustentáveis?

• Que valores e condutas a Organização e seus colaboradores devem adotar em suas relações?

• Que colaboração socioambiental a Organização tem nos lugares em que atua?

 

• Comparação entre Valores e os outros elementos da Identidade Organizacional

Como vimos em artigos anteriores, "Core business", missão, visão e valores fazem parte da Identidade de uma organização. A Organização pode investir na comunicação expressa de sua Identidade Organizacional, especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa "comunicação" é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade.  Essa necessidade de alinhamento interno e externo é tanto maior quanto mais inovador for o modelo de negócios da Organização.

Para resumir, podemos dizer que o 'core business' define o negócio central da Organização, a missão define a sua tarefa diante do mercado e da sociedade, a visão enuncia de forma genérica um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo e os valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da Organização e de seus colaboradores.

Na definição do "core business", evitamos o uso de advérbios e de verbos de ação, além de evitarmos responder questões do tipo: "como fazemos?", "para quem fazemos?", "por que fazemos?", "onde fazemos?", questões estas que são respondidas na definição da missão. Veja a diferença entre 'core business' e 'missão' da Mercedes Benz (hipóteses): o "core business" seria o "transporte de pessoas e coisas" e a missão seria "transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável".

Por sua vez, objetivos e metas são "sonhos" da Organização, mas, diferente da Visão, esses sonhos podem ser de curto, médio ou longo prazo (a Visão, em geral, é definida para o longo prazo), podem ser específicos a uma área da empresa (por exemplo, objetivos e metas de faturamento) e são quantificáveis (expressos em números, monitoráveis por indicadores).

Saiba mais sobre a Metodologia Completa da MITH em Gestão Estratégica: http://www.mith.com.br/landing-gestao-estrategica

Assista a uma palestra gratuita, ao vivo: http://www.mith.com.br/palestra-online-gratuita

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração de empresas assessment assessoria Campinas clientes coach coaching comercial comunicação consultoria crescimento cursos desenvolvimento diagnóstico diferenciação diferencial economia editora empreendedorismo empreendimentos empresarial ensino a distância especialização estratégia ferramentas finanças formação gestão graduação investimento liderança livros marketing método metodologia mit mite mith miti multinacionais myt myte myth myti negócios organização palestra pesquisas pessoas planejamento plano pós-graduação processos projetos recursos humanos relacionamento resultados São Paulo sustentabilidade sustentável técnicas treinamentos vendas

Shopping