O uso das redes sociais no ambiente corporativo

As empresas nunca estiveram tão vulneráveis como agora, pois através de um simples post, pode haver desde um vazamento de informações confidenciais, até exposição da empresa ou marcas de maneira inadequada, podendo com isto gerar um prejuízo imensurável para a cia.

Estava sem muita inspiração e então através do Facebook solicitei sugestões de temas para este post. O amigo Olavo Castanha trouxe o tema acima para discussão, achei muito válido, pois muitas pessoas que conheço interagem em horário de expediente através das redes sociais. Isto está certo?

Após uma pequena pesquisa encontrei os seguintes números: 96% da geração Y (nascidos após1980) utilizam redes sociais; um em cada 8 dos casais norte-americanos se conheceram através de alguma rede social; a televisão levou 13 anos para atingir 50 milhões de expectadores, enquanto que o Facebook alcançou 750 milhões de usuários em apenas 7 anos. Diante deste números assustadores, o que fazer?

No surgimento das redes sociais houve um movimento quase que padrão nas corporações, onde os gestores de TI bloqueavam o acesso a todas as redes sociais, sob o pretexto de inibir a perda de produtividade, porém hoje as redes assumiram também um papel profissional, sendo uma importante ferramenta de pesquisa e publicidade.

Desta forma as empresas foram pressionadas a liberar o acesso às redes sociais a seus colaboradores, mas ainda existe uma preocupação generalizada de como os funcionários estão utilizando estas redes.

As empresas nunca estiveram tão vulneráveis como agora, pois através de um simples post, pode haver desde um vazamento de informações confidenciais, até exposição da empresa ou marcas de maneira inadequada, podendo com isto gerar um prejuízo imensurável para a cia.

No começo de 2010 foi divulgado pela imprensa que um Diretor da Locaweb foi demitido após postar mensagem no twitter, na ocasião durante uma partida entre São Paulo e Corinthians, ele provocou de maneira jocoza a torcida do São Paulo, entretanto o maior agravante deste episódio é que a Locaweb era uma das patrocinadoras do São Paulo naquele jogo...resultado: demissão do executivo.

Veja que no caso acima estamos falando de um executivo, imaginamos que nesta posição o profissional está totalmente envolvido com as normas e código de conduta da cia, e mesmo assim aconteceu este fato lamentável. Porém hoje não importa o cargo que a pessoa ocupe, é muito provável que ele tenha acesso a um computador. Então o que fazer?

Tenho conhecimento de que algumas empresas já incluiram dentro do código de conduta um anexo sobre a utilização das redes sociais, porém fica quase impossível acompanhar o que os funcionários estão escrevendo ao longo do dia.

Acredito que ainda não estamos maduros nesta questão e apenas o tempo irá nos mostrar como se comportar neste ambiente inovador, porém a única coisa que nos resta fazer neste momento é apelar para o bom-senso das pessoas e debater muito este assunto dentro das empresas, somente assim iremos tirar o máximo de proveito que estas redes nos proporcionam e minizar os chamados "escorregões".

Poderíamos ainda abordar outro aspecto, pois além da preocupação da empresa, também temos que pensar sobre o reputação do profissional que está utilizando as redes sociais...mas isto fica para um próximo artigo.

Forte abraço,

Alexandre Silva

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Tags: mundo corporativo redes sociais

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